Nova ajudante no blog e Ciumes de personagem

17:21 Moh~ 1 Comments


Olá pessoal ;D

A partir de hoje, também posto no blog =D
Ah, que cabeça a minha, esqueci de me apresentar: meu Nick é Moh, tenho 16 anos e sou cosplayer há 3 anos =D
Vou trazer tutoriais de acessórios, maquiagem, ética no mundo cosplayer e tudo mais =D
As postagens por enquanto não terão muita regularidade (férias da escola, mas não de trabalho, mas já me deixam com 6 horas livres a mais por dia). Posso postar todos os dias, como posso postar 1x por semana. Logo já ajusto isso, só preciso de um tempo pra me organizar ^^'


Bem, vou começar com ética no mundo cosplayer, que é uma coisa pouco discutida.

Como já disse, sou cosplayer há pouco tempo, conheço esse mundo há mais ou menos 3 anos, que foi quando comecei a frequentar eventos. Então, não sou conhecedora do que aconteceu ou deixou de acontecer até meados de 2010 nesse mundinho.
Mas algo vem me chamando muita atenção: o desrespeito entre cosplayers.
É, acho que todo cosplayer foi desrespeitado algum dia. Mas aí a coisa fica feia, porque um cosplayer começa a desrespeitar o outro sem motivo ou por coisinhas bestas.
É até normal uma briguinha ou outra, porque discussões assim temos em TODO lugar, por mais que neguemos até o fim. Mas em certas situações, essas discussões excedem limites.


Um caso clássico que temos muito hoje em dia (e é nosso tema desse post), é o ciúme do personagem. Ou seja, se cosplayer X fez cosplay de personagem Y, ninguém mais pode fazer, porque ele é o maldito personagem.
Ter ciúmes do personagem é bem normal até, todos os cosplayers devem ter certo afeto pelo personagem (senão, nem teria feito o cosplay). Sério, isso é mais normal do que pensamos... Também, você sofreu, economizou, se cortou, se furou, se queimou, manchou metade da sua cozinha tentando tingir alguma coisa, passou muito calor no evento, e ainda mais, depois do evento, passou horas e horas só pra desembaraçar aquela peruca linda gigantérrima sua. Ou seja, você deve estar se orgulhando do seu trabalho.
Em evento nem tanto, mas tem MUITA picuinha dessas na internet. Não é raro um cosplayer brigar com outro por causa disso. Coisas do tipo "Meu cosplay é perfeito porque sou o personagem, e você ficou ridícula com o mesmo cosplay".
Minha opinião sobre isso: gente que só tem tamanho e idade, porque a cabeça ainda é de criança.

Não estou dizendo "quem tem ciúmes de personagem é bobo e tudo mais", estou dizendo que limites existem pra isso.
É tão legal quando você vai pra um evento com aquele seu cosplay que você demorou meses planejando, economizando e fazendo, e vê um cosplayer com cosplay do mesmo personagem, e ele vem pedir pra tirar foto com você, e acabam começando a comentar como fizeram tal parte do da roupa ou tal acessório. A partir daí, um começa a encontrar coisas interessantes no cosplay do outro e percebe que nunca tinha pensado em fazer!
E o mais legal: isso acaba virando amizade, que pode ser refletida em várias parcerias pra novos cosplays!
Legal isso né? Ao invés de bater o pé, gritar e espernear que outra pessoa não pode usar cosplay igual o seu, melhorar seu cosplay e ainda fazer mais amizades!!!


E você, meu caro leitor, já passou por uma situação dessas? Ou passou por alguma situação ou briguinha por causa de cosplay por desrespeito? Tem dicas de assuntos legais, ou dúvidas com algum cosplay? Comente, quem sabe no próximo post posso usar sua experiência como exemplo, ou até fazer aquele tutorial que você estava desesperado pra encontrar?

Um comentário:

  1. Parabéns por abordar um tema tão importante assim (na minha opinião). Já passei por algumas coisas parecidas, e cá entre nós, é umas das coisas que me desmotivou a continuar com os cosplays por um tempo. Mas isso passou, agora o único problema mesmo é a verba rs! Mas acho chato, de qlq forma, e espero que as pessoas repensem e mudem! Beijos Moh!

    ResponderExcluir