Como não descaracterizar seu personagem #1

10:59 Moh~ 1 Comments

Olá meu povo divo ;D Vamos começar o ano falando sobre o que muito cosplayer faz por falta de noção: descaracterização do personagem.
Vou falar por topicos pra facilitar o entendimento ;D Cada tópico vai ser feito num post, pra não ficar um texto muito gigantesco e cansativo de se ler(isso porque já vou começar com um mega texo, mas vou tentar ilustrar bem).
Hoje o tema é...


A maquiagem

Óbvio que todo bom cosplay deve ter maquiagem. Ao menos o básico, que seria somente a uniformização da pele(corretivo, base e pó). Só que alguns cosplayers ou não curtem fazer maquiagem e não fazem ou se empolgam demais e fazem um make totalmente nada a a ver com o personagem. E pode não parecer, mas uma maquiagem, independentemente se ela está boa ou ruim, muda a cara de qualquer cosplay.

O cosplayer só precisa saber dosar a quantidade certa.

DICA PRA TODO E QUALQUER COSPLAY: prefira investir em marcas boas de maquiagem a comprar aquelas maquiagens duvidosas de R$1,99. Tem maquiagens de marcas regulares como Vult, Elke e até Avon que tem preços muito bons e os produtos não deixam a desejar, fazem o que prometem!
Quando for comprar base, compre sempre uma do seu tom: teste no seu antebraço, na parte em que a pele tende a ser mais clara. Corretivo, tente pegar sempre um tom ou mais escuro, ou mais claro que sua pele.

Certas personagens não dispensam uma boa maquiagem, como a Jessie(Pokémon) e a Lust(FullMetal Achemist). As duas personagens tem os olhos bem marcados(ou seja, ao menos lápis, delineador e rímel) e usam batom. Algo legal a se fazer é quando for passar o delineador, fazer aquela puxadinha pra fora da palpebra, fazendo o famoso olho de gatinho. Fica um charme!
Se a cosplayer optar por usar sombra, pode usar tons mais marcants e escuros. Se for querer usar preto, tente fazer um degradê: passe o tom escolhido na palpebra móvel inteira. Somente no canto externo, passe um pouco de preto e mescle com a sombra já na palpebra.
Jessie com seus olhos bem marcados e batom vermelho


Já personagens femininas mais masculinas ou coisas do tipo(ou seja, que não se arrumam muito) como a Rukia(Bleach)ou a Pan (Dragon Ball GT), usariam o mínimo de maquiagem possivel. Teria que abolir sombras coloridas(e até qualquer tipo de sombras), blushs rosadinhos, batons marcados, etc... No máximo aquele traço finérrimo de delineador, lápis branco na linha d'agua e um lapis marrom embaixo dos olhos.
Rukia com a aparencia de cara lavada, ou seja, sem maquiagem.



Mas, embora seja a minoria, existem personagens homens que também não dispensam uma maquiagem!
O Grimmjow de Bleach é um ótimo exemplo:além de ter os olhos bem marcados, tem marquinhas azuis nas laterais externas dos dois olhos. Então independent de ser homem ou não, teria que usar delineador(mesma coisa de meninas mais maculinas) e a sombra azul pra fazer as maquinhas.
Grimmjow: olhos marcados com as marquinhas azuis já ditas

Usando esses personagens de exemplo, já deu pra ver onde muita maquiagem e pouca maquiagem faria uma diferença enorme, certo?


Eu sei, faltam muitos tipos de personagens... mas aqui vou vou deixar um resumo com diquinhas pra esses personagens. Se faltar alguma coisa, tente mesclar algumas dessas tecnicas que vou deixar descritas aqui:


Magic Girls Cantoras, personagens do tipo:
♥Olhos bem marcados e grandes: abuse do lápis branco, delineado e rímel(e até cilios postiços, mas só se sua confiança lhe permitir o uso dsses acessórios)!
♥Garotas fofas: blush rosinha bem de leve nas maçãs do rosto e onde nasceriam os chifrinhos na testa se você os tivesse. Vai te dar um visual fofinho e um pouco infantil.Como se você estivesse coradinha de vergonha ou de frio.
Se você não quiser alguma tonalidade de rosa, opte por um blush coral nos mesmos lugares. Vai te dar um ar fofo tabém, mas vai ficar com uma aparecia mais naural. Como se você estivesse coradinha de sol.
♥Com moderação, use sombras mais coloridas e com um pouco de brilho. Tente combinar o make com a cor predominante do cosplay ou use o clássico: bege ou rosa!
Só tome cuidado na hora de comprar suas sombras: algumas lojas vendem paletas com aproximadamente 20 cores( depende da loja, vem mais ou menos) por preços maravilhosos, chegando a pagar 5 reais por 25 sombras, em torno de 6 reais. Infelizmente, qualquer cor que você passe, fica prata sua pele.
♥ Use um batom que você ache que combine com a personagem e por cima passe uma camada fininha de gloss pra dar um brilho todo especial. Se o medo de errar aparecer, use só um gloss bem bonito e brilhante.
Uma dica legal é fazer a boca de BJD, aquelas bonecas lindas que custam uma pequena fortuna cada uma: passe o batom de sua preferência só no "coração" da boca, no estilo Emília do sítio do pica pau amarelo. Depois, aplique um gloss de cor parecida ou incolor iniciando no meio dos lábios e puxando para as laterais.



Colegiais e crianças:
♥ Opte sempre por cores pastéis e básicas para sombra, como bege e tons de marrom.
♥ Não é porque a personagem é uma colegial ou uma criança que você não pode usar lápis e delineador: meninas e crianças quase sempre tem olhões, então use o lápis branco na linha d'água também.
Se for usar delineador, de preferencia tente fazer um traço bem fininho e bem junto a raiz dos cílios, evitando fazer aquela puxadinha do lado dos olhos conhecida como "olho de gatinho.
Quando for usar o lápis, se estiver com medo de que a maquiagem fique muito pesada, tente usar um marrom. Fica bem natural, deixa os olhos com um destaque lindo e com isso você nunca erra!
♥ Dê preferencia a um gloss incolor ou rosadinho e batons rosinhas claros ou cor de boca.


Homens:
♥Meninas, não se empolguem ao fazer um crossplay! Homem não usa sombra, rímel, blush e nem delineador! E muito menos batom.
♥Se mesmo depois de uniformizar a pele e conseguir colocar na sua cabeça que macho não usa maquiagem, você se olhar no espelho e se achar um fantasma, use lápis preto ou marrom SOMENTE na linha d'água dos olhos e no máximo um traço bem fino de delineador na raiz dos cílios.
♥ Com um blush puxando pra tons de marrom ou alguma sombra opaca marrom, marque os ossos do rosto(de leve). Homem mais magro tem os ossos a bochecha marcados normalmente, então passe uma pequena quantidade desse blush marrom embaixo do osso e espalhe bem. O mesmo vale pra passar onde nasceriam os chifrinhos se você os tivesse.
♥Apague a boca! Homens raramente tem a boca tão rosada quanto mulheres. Passe corretivo no contorno da boca e espalhe, faça o mesmo com base e passe um pó por cima. Se não conseguir resistir, passe um gloss incolor só pra não ficar cm a boca seca e deixar com um ar de lábios hidratados.
♥ se o personagem for criança, use a técnica de aumentar os olhos com lápis branco e use a menor quantidade possível de blush rosadinho, só pra ficar com um ar de saudável.

Essas dicas servem tanto para meninas como para meninos =D
Deu pra ver que, em alguns casos, se você passa make demais, não ficaria com a cara do personagem; e em outros, se passa make de menos, acontece o mesmo.


Agora é com você: leia, de uma procurada de tutos no you tube se precisar(tem muitos videos que explicam perfeitamente bem), tente fazer em si mesmo e arraze no próximo evento ou photoshoot que você for usar cosplay, sem medo(ou com menos medo) de descaracterizar seu personagem!

Eu sei, o post ficou gigantesco, e ainda faltou coisa pra colocar =D Se alguém não entendeu algo ou precisa de algo que não está aí, deixa um comentário. POde ser que daí num dos próximos posts dessa série eu explique o que você precisa.

Próximo post terá dois temas: proporção e tecidos!
Não deixem de acompanhar o blog pra ver mais dicas e também de comentar pra sabermos o que acham dos posts: se estão bons, ruins, deixam a desejar, etc =D

Um comentário:

  1. Adorei o seu blog e os seus posts!!!
    Vejo muita gente saindo com os seus cosplays por aí sem maquiagem, fica horrível!!! Eu não saio de casa sem pó compacto, lápis de olho e batom!! ^.^
    Seus posts são maravilhosos, continue assim!!!
    BJocaz!!!

    ResponderExcluir