Como não descaracterizar seu personagem #2

19:27 Moh~ 1 Comments

Depois de quase um mês ausente, volto com essa série de posts =D
Acho que vou fazer eles a cada duas semanas...

Bem, devaneios meus a parte, vamos ao que interessa: os assuntos do dia =D
Como já disse no outro post, falarei sobre tecidos e proporção. Ambos são assuntos simples, e que, penso eu, não renderão um texto muito logo.

Vou iniciar com...

Tecidos

Bem, todo cosplayer, seja de primeira viagem ou não, com certeza um dia vai se perder na escolha dos tecidos. Isso é um fato, e você deve aceitá-lo e continuar amando seu cosplay apesar disso.
Não existe "tecido certo" e "tecido errado", mas sim, existe o tecido que mais condiz com o caimento que você precisa!

Os mais usado pelos cosplayers são com certeza o oxford e o cetim. Mas então, porque esses dois tecidos são tão usados?
Simples, jovem padawan: além de serem tecidos baratos(até numa loja careira, você não paga mais do que 5 reais de 1 metro de oxford), eles são encontrados em muuuuuuuuuuuitas cores, são leves, confortáveis e existem vários "subtipos".
Um pró do oxford é que ele não amassa tão facilmente. Então, se você vai de ônibus pro evento, ou tá muito quente ou muito frio pra ir já na caravana com o cosplay, a probabiliadade de ele amassar na sua mochila é bem pequena! O mesmo não acontece com o cetim... Ele amarrota facinho facinho!

Pois bem, já apresentados os tecidos mais populares entre os cosplayers, falarei sobre onde isso descaracteriza um cosplay!

Lembram aquilo que disse sobre maquiagem que cosplays colegiais sempre ficaria melhor usar tons mais discretos e naturais e magic girls fica lindo usar brilho? Isso se repete aqui!
No caso, é assim: colegiais e cosplays do tipo(ainda mais masculinos), o mais legal a se fazer é usar um tecido fosco, ou seja SEM BRILHO. Alguém aí um dia já viu alguma colegial japa de verdade com uniformes brilhantes e cintilantes? XD

Cosplays lindos de VK com tecidos foscos



Já Magic Girls, cantoras e personagens do tipo, ficam lindas com um pouco de brilho(ou seja, tecido brilhante com uma boa qualidade!).


Bem, acho que já deu pra ter uma boa noção de onde usar tecidos foscos e brilhantes. Vai mais do bom senso do cosplayer meeesmo.

Mas né, nem todo cosplayer entende isso....

A maior parte das vezes, o problema é a costureira. Não que seja culpa dela, porque com certeza ela não sabe o que é um cosplay. No mínimo, pra ela é só uma fantasia. E, como é o normal em fantasias, se usam tecidos brilhantes.
Num raciocíno rápido, temos: tecido brilhante e barato= cetim.
Então, se ela for comprar o tecido, ela comprará cetim(e, se ela escolher pelo preço, a quallidade vai ser muito tensa). Se você for comprar o tecido, ela te dirá pra comprar cetim também...
A menos que você explique exatamente o que quer, o caimento que precisa e leve pra ela além de imagens do personagem, imagens de cosplayers que você goste da roupa e tenham mais olou menos o efeito que você quer. Ajuda muito a costureira, seu cosplay fica mais bonito.... e ninguém sai perdendo \0/(e é o mais certo a ser feito mesmo).


As vezes, mesmo o personagen ficando liiiiiiiiiinds divo com a roupa feita num tecido brlhante porque combina com ele, as vezes o caimento não fica como o desejado ;x
Um exemplo bem conhecido: Sailor Moon!
Ninguém nega que um cosplay de qualquer uma das Sailors ficaria lindo feito num tafetá(é bem parecido com cetim, também é brilhante) ou num cetim de uma qualidade maior.
O maior problema é: a parte branca do cosplay, que seria um collant, teria de ser feita num tecido que se ajustasse ao corpo, como lycra, spandex e tecidos do tipo. Se fosse feita em cetim, ou outro tecido que não fosse elástico, ele não se ajustaria ao corpo, ficariam sobras estranhas e seu cosplay ficaria tensinho ;x

Nesses cosplays foram usados tecidos parecidos com cetim, e deram um caimento leve e bonito aos cosplays!



DICAS QUENTES:
1- quando for comprar cetim pra um cosplay, e achar que o normal é muito brilhante ou fino, procure por "cetim de algodão". Ele é mais grossinho, o brilho é mais discreto e na maior parte das vezes, fica bem melhor que o cetim normal!
2- quando for comprar o tecido do seu cosplay, leve referencias com você e peça a opinião de alguma vendedora. Ela conhece com certeza mais tecidos que você, e pode ser que conheça algum que você nunca tenha ouvido falar e que vá ficar perfeito para aquele seu cosplay!
3- Você que fazer seu cosplay com o tecido daquele seu legging lindo, da sua blusa preferida ou seu vestido maravilhoso, simplismente porque vai ficar perfeito naquela peça de roupa do seu personagem? Sem problemas! Leve a peça de roupa até a loja que você compra tecidos e peça pra lojista que tecido é aquele, e se existem tecidos que tenham o mesmo caimento.
4- caso você necessite usar cetim ou algum outro tecido que não seja elástico, e ele precise ficar justo ao corpo, procure sempre por variedades do mesmo tecido, só que com strach, que são tecidos com um pouco de elasticidade(tipo aquela sua calça jeans que fica justinha no corpo porque estica: é um jeans com lycra/strach).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Bem, falarei rapidamente agora sobre Proporção

Resumidamente, o que é isso e como não errar?
Simples! Pra exemplo, escolherei a personagem Kagamine Rin de Vocaloid, que vem se tornando bem popular entre as cosplayers.
Eis aqui a personagem. Uma graça não é?
Pois bem, vamos ao que interessa!
Vai contra o corpo humano ter pernas tão longas e finas. Ainda mais brasileiras, que são conhecidas por ter o quadril bem avantajado.
Ou seja: se você não é dessas magrelas( sem querer ofender ninguém) que não tem bunda, e por isso tem as pernas mais finas, fica estranho esse micro shorts.
Quer duas boas razões?
1- Quem tem quadril largo e coxas grossas normalmente tem C-E-L-U-L-I-T-E. Infelizmente 99% das mulheres do mundo sofrem com esse problema. A não ser que você ame suas celulites e as venere, tome um certo cuidadinho com o comprimento.
2- Idependente do que você faça ou deixe de fazer, tem vezes que sem querer, fica um pouco vulgar. Se não é esse seu objetivo, cuidado com o comprimento!


Agora você me fala "Mas Moh, o shorts dela é curto assim então o meu também tem que ser!". Não é por aí que andam as coisas.

O corpo de um personagem de anime ou mangá geralmente tem uma proporção bem difrente das do corpo humano real... geralmente eles tem pernas e braços mais longos e finos( oi personagens masculinos da CLAMP que tem ombros gigantescos ;D).

O jeito aí é Adaptar!
O primeiro passo: analise seu corpo e tente se ver com o cosplay e como você quer que ele seja: comprimento, partes mais largas e mais justas, tudo...

Ainda usando a Rin de exemplo: Suas pernas são longas pra usar um micro shorts desse jeito? Não? Não se desespere! Procure seu shorts preferido, vista-o e pense se esse comprimento ficaria bom. Fica? Maravilha!; Não fica? Mas por que?
Procure entender o que você mesmo espera do cosplay. Procure sempre pensar em como será o resultado final.


PRA TODO E QUALQUER COSPLAY: quando for pensar na proporção, procure roupas suas que tenham um caimento ou comprimento parecido. Serve blusa de moletom, vestido, saia, shorts, calça, camiseta...
Mas e se o cosplay for um vestidão de princesa ou uma farda? Simples, vá a alguma loja de aluguel de fantasias e experimente qual fantasia mais se aproxima do que você precisa, e tire muitas fotos, além de prestar atenção em como foi feita. Se o aluguel for baratinho, alugue e e leve pra sua costureira( ou pra sua casa, se você que fizer seus cosplays).

Se for você que vai fazer o cosplay, você já vai ter uma boa noção do que fazer! Se for sua costureira, vai ficar mais fácil de você explicar o que quer.


~~~~~~~~

O post ficou meio confuso, eu sei ;x Mas prometo que não misturo mais dois temas num o post çwç

O próximo post pretendo falar sobre ... tchan tchan tchan tchaaaaaaaaaaaaaan... Sapatos!

Continuem acessando o blog para não perderem os próximos posts dessa série ;***

Um comentário:

  1. obrigado, a parte dos tecidos foi muito informativa! tenho sorte de minha amiga saber costurar, e ela também faz muitos cosplays...quando fui levar pra costureira, tive que passar umas tarde inteira explicando as partes da roupa :X

    ResponderExcluir