Steampunks: misturando passado e futuro

08:21 Iaina Estrela 1 Comments


Não é cosplay, é literatura, misturado com moda, com mais um monte de coisa; bem, como não sou especialista posso acabar falando um pouquinho de besteira, mas vou procurar fazer um bom resumo sobre o que é e quem são os adeptos do Steampunk.



O steampunk começa na literatura, e antes do nome ganhar força era apenas um subgênero do cyberpunk, uma ramificação da ficção científica que engloba universos paralelos futuristas e uma tecnologia muito mais avançada do que a encontrada na época em que se passam as histórias.
O diferencial do gênero está na mistura de tecnologias e épocas. As histórias geralmente acontecem na era vitoriana (1837-1901) mas as evoluções tecnológicas modernas já estão acontecendo, tudo utilizando os materiais e recursos da época; logo armas, carros, bugigangas super estranhas, e aparelhos moderníssimos são criados com madeira, cobre, e movidos a vapor e por várias engrenagens metálicas.


Com o tempo o gênero se espalhou para os quadrinhos, cinema, televisão e as pessoas começaram a criar roupas inspirados nas histórias, e depois festas para quem curte coisas inspiradas na cultura steampunk, e no final caíram nas graças das convenções de anime. Aqui no Brasil eu ainda não vi nenhum, mas nos videos de convenções no exterior eu vejo direto.



No cinema temos dentro do estilo “As Aventuras de James West”, “A Liga Extraordinária”, "Blade Runner", “Rocketeer”, “De Volta Para o Futuro III” e os recentes “Sucker Punch – Mundo Surreal” e “9 – A Salvação”. Nos games o mais expressivo é Bioshock, e temos referencias em Final Fantasy também. 
Nos animes temos Last Exile, Full Metal Alchemist, O Castelo Animado, Steamboy, Laputa, D. Gray Man, Metropolis, Samurai 7, além de referencias em vários outros.
O Brasil é bastante avançado nesse meio: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, possuem conselhos organizados que promovem várias atividades para os fãs. Nos encontros, há desde discussões sobre obras até a produção de artesanato com base no steampunk, tudo isso com fãs devidamente caracterizados como integrantes desse universo.
Agora muitas e muitas fotos inspiradoras.

VISUAIS


OBJETOS

PERSONAGENS VERSÃO STEAMPUNK

Fontes: 

Um comentário:

  1. Esse estilo é muito lindo, o blog modadesubculturas.blogspot.com tem varias coisas legais sobre eles, e tem uma revista australiana chamada Fiend que tem lindas fotos de vestidos steampunk, se não me engano essa revista é dedicada a esse estilo.

    ResponderExcluir