Cosplay para competir

09:28 Iaina Estrela 3 Comments

Está chegando a temporada de finais de competições, YCC, WCS, CosplayinRio, adjacentes, agregados e derivados, todas as siglas possíveis, e você sempre quis participar e não sabe como chegar lá, o que fazer para correr atrás de uma vaga? Algumas dicas ;]

1- Seja detalhista e cuidadoso
Faça o cosplay como se fosse seu último, planeje com antecedência para poder lidar com imprevistos e falhas, teste materiais e preste atenção em cada botão. Quando tudo está no seu devido lugar (sem risco de descolar) você fica tranquilo e tudo fica com um aspecto mais bonito.



2- Pesquise efeitos diferentes
Tanto de material para a roupa quanto para a apresentação, faça sobreposição de tecido, ou talvez para aquele efeito nem precisa ser tecido, pode servir plástico, ou papel, o fato da roupa ser usada poucas vezes permite fazer algumas misturas bem legais XD e cosplay diversas vezes não é feito para ser confortável.


3- Surpreenda com um novo enredo.
Busque uma parte da historia que ninguém ainda usou, ou crie uma baseada na historia principal ao invés de usar aquele famoso trecho que ja foi apresentado 3000 vezes.


4- Personagens inusitados vs populares
Tem duas formas de impressionar público usando somente o cosplay: um personagem inusitado, que ninguém pensaria ser possível fazer um cosplay ou ninguém mais lembrava ou dele (correndo o risco de não atingir muitas pessoas pela memoria curta do povo) ou um personagem super popular que todo mundo lembra e vibra mas que já foi feito por mais um trilhão de outras pessoas (neste caso o quanto você é parecido e o quanto ele já foi gasto vai contar muito mais do que no caso de um cosplay inusitado).
Terceira opção: um personagem popular de forma inusitada rs 

5- Preste atenção no audio
Muita gente esquece de ter cuidado com o audio. Ter uma gravação sem ruido, uma trilha sonora que tenha haver com a cena, efeitos sonoros, tudo da melhor forma criar um clima apropriado para apresentação dá um upgrade a apresentação.

6- Contexto local
Principalmente para quem vai para outro estado e está apostando na apresentação livre, lembre que expressões e piadas de um local podem não funcionar em outro. Cuidado para não se sabotar.

7- ENSAIE!
Ensaie muito! Porque você perde ponto por fica zanzando sem rumo no palco, por ficar parado sem motivo, por não estar sincronizado com o texto, por perder uma deixa, pelos labios não sincronizado com as falas, e por outros detalhes que você não teria problema se estivesse familiarizado com o texto e com o que tem que ser feito...então, nada de apresentação susto criada na noite anterior ao evento sem durmir hein!
Sem medo de ser feliz, dos vizinhos escutarem, sua mãe reclamar,
ou das pessoas na rua acharem que você é doida porque está falando sozinha XD

8- No dia
Respire fundo, relaxe e fique tranquilo, nervosismo acaba com qualquer um. E boa apresentação ;D

3 comentários:

  1. Amei o seu blog, muito lindo e útil já que eu falo um pouco sobre cosplay tbm no meu ^^, to seguindo muito bom o blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelos comentarios. Qual o seu blog? Gostaria de conhecer.

      Excluir
    2. De nada ^^ o meu blog é http://www.entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

      Excluir