Dia dos Cosplayers - "Cosday"

22:23 Iaina Estrela 8 Comments

Porque e para que uma data comemorativa é decretada?
Não sou profunda entendedora do assunto mas quando alguém ou alguma coisa ganha "um dia" é porque algo está sendo reivindicado, protestado ou comemorado ou relembrado, muitas vezes representado por um fato ou uma pessoa.
Hoje me deparei com esta página:
http://www.facebook.com/notes/nova-mcm-brasil/andamento-do-projeto-dia-dos-cosplayers-21-de-julho-mcm-brasil/161502217316654

21 DE JULHO - DIA DOS COSPLAYERS!

PORQUEEEEEEEEEEE???????!!!!!
POR QUAL MOTIVO? PARA QUE PROPOSITO?
Cosplay pelo que entendo até agora é um hobby, não temos outra causa além da diversão.
Qual a necessidade de criar uma data e fazer uma mobilização NACIONAL? Expor o orgulho cosplay?!
Lidar com o preconceito de algumas pessoas no nosso dia-a-dia é totalmente normal e acontece com muitos outros hobbys (não que eu acredite que o movimento seja por causa disso ou qualquer outra coisa parecida).

(imagem nonsense pra combinar)

Sabemos que nosso hobby acontece em um grupo bem restrito e para um público bem específico; fazer uma passeata no meio da rua ou aglomeração no meio de praças com roupas coloridas, várias delas pesadas e desconfortáveis irá adiantar de que? E aí ?! Chega um reporter e pergunta o que você está
fazendo ali vestido daquela forma, você responde: to fazendo cosplay..... e?????????? Ficar rotulado de doido sem noção? Ah! eh o Dia dos Cosplayers....e? Porque esta data? Nem comemorando o dia que o primeiro cosplayer apareceu em uma convenção você está. Só confirmará a falta de senso crítico de muitos adolescentes que praticam cosplay mas não pararam para pensar por dois minutinhos o que estavam indo fazer naquele local.

Quer fazer uma mobilização pelo hobby? Faz um multirão cosplayer para ensinar o hobby em escolas carentes como trabalho manual, cria um projeto social. Não quer? Crie rodas de discursão cosplay para uns ajudarem aos outros a melhorarem suas técnicas e habilidades. Ou crie um mega ensaio fotográfico em um parque com vários fotógrafos e cosplayers, algo com motivo e finalidade!

Bem, está é uma postagem rápida sobre a minha primeira impressão sobre o assunto, se alguém poder me explicar o proposito de tal evento, ou tiver sua opinião (estou bem interessada nas contrárias a minha) por favor façam seu comentário abaixo, estou ansiosa para entender.

*acabei de ver que existe o international cosplay day, mas vou pesquisar melhor e falo sobre depois.

8 comentários:

  1. Na minha opinião, eu gostei da postagem que vocês fizeram, realmente o mundo está cheio de preconceitos por causa de cosplay!
    Eu também fico muito triste por causa disso, por isso, eu dei a idealização de fazer esse dia.
    Por qual motivo? você já parou para pensar, quantas vezes pessoas que fazem cosplay parou de fazer? Porque algúem não contém com a inveja demais.
    Não sei se você dona(o)do blog é cosplayer, mais entenda que: Cosplay é diversão e não obrigação de sair perfeito(a), Você não precisa ser perfeito pra fazer cosplay, Precisa se sentir bem pelo que faz. E não prestar atenção no que os outros comentam, É apenas ser feliz, se divertir.... Dia do cosplayer é a mesma coisa de você ver aprovações de varios outros dias, Dia das mães, Dia dos Pais, Dia das Criança, Dia do orgulho gay, Dia da Bandeira.... você tem paciencia para explicar todos esses dias que são criados não sei por quem? Espero que as pessoas entendam, que para se fazer um dia é preciso muito ter a participação dos outros, cada um tem a sua opinião e todos devem respeitar!
    Não gostou da ideia? Eu solicito que "Ignore", porque há pessoas neste mundo que aprovam a idealização!
    Ainda resta um mês para esse dia acontecer, e gostaria muito que você publicar-se as fotos aqui....
    qualquer coisa me adicione e conversamos melhor: mcmbrasil@live.com
    Adrian.

    ResponderExcluir
  2. Agora em respeito da escolha da data, Isso foi uma escolha do publico do meu perfil antes dela ser pagina, como eu não queria fazer nada sozinho, eu deixei o publico escolher o mes e o dia!
    Como eu sou idealizador desse projeto creio que eu não ia seguir em frente, com certeza eu ia pedir apoio!
    como mês de julho é feriado, dá para curtir em eventos como anime friends e outros evento em varios estados....
    muitos pediram em outros meses e dias, mais a maior % de votos foi nesta data, nada de comemorativo nesse dia, mais agora vai ser!
    entendeu?
    Não me entenda mal, apenas estou lhe explicando, peço desculpas se eu fui meio "ignorante" nesta explicação...
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, gosto de uma discussão educada. Mas ainda não entendi o sentido do movimento. Pessoas largam o hobby pelos os mais diversos motivos: dinheiro, espaço, compromissos, e infelizmente alguns por causa de preconceitos ou confusões em evento. Se fosse algo em ambientes fechados para promover interação entre as pessoas que praticam o hobby eu até entenderia, mas encontros na rua realmente não entendo. Na minha cabeça cosplay na rua só para photoshot. Obs: sou cosplayer sim :]

      Excluir
  3. Senhores anônimos,
    postagens de comentários ofensivos gratuitamente serão apagados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu não tinha ofensa e foi removido =/ Internet sem convergência de ideias compromete o desenvolvimento do assunto..

      Excluir
    2. me desculpe, mas eu chequei a lista de comentarios e nao tinha nenhum seu anterior a este. Eu apaguei somente 2 comentarios de pessoas anonimas e contia somente palavroes. Por favor, sinta-se a vontade para refazer seu comentario.

      Excluir
  4. A ideia seria essa mesma!
    Seria mais uma confraternização.... Os organizadores de varios estados estão se reunindo a fazer esse projeto acontecer!
    Em Rio de Janeiro unico lugar será dentro do evento chamado anime family!
    justamente no mesmo dia. lugar fechado... otimo!
    Eu sei que pode ser perigoso as vezes em lugares livres, apenas contratar em algum posto policial para ficar no local por motivo de segurança!
    Tem pessoas que não sabe o que é cosplay, é estou pedindo que os organizadores expliquem o que seria para o publico!
    Enfim, seria um projeto diferente, e você que é cosplayer deve entender que cada um passa durante esse rotina de cosplayer de ser!
    Peço que entenda o meu caso, não faço nada para nós agradar, e sim para os outros. mais não podemos agradar muito, ficamos a disposto do que ajudar.
    Procure informar se vai ter em seu estado, você está c onvidada. ^^
    Vamos tirar foto na rua para photoshot para postar na minha pagina que é só de cosplayers.
    Abraço.

    ResponderExcluir