O juíz mais exigente: o público

18:24 Iaina Estrela 0 Comments

Ai como estou desleixada com meu bloguinho, desculpa gente, vida corrida.
Mas voltando ao que interessa: cosplay, e o assunto de hoje: o público
Agrada estas crianças viciadas, fanáticas de língua ácida e cheia de críticas para dar é difícil, mas quando se consegue ganhar o amor dele é algo que deixa feliz por vários dias.


O público é um bom medidor de qualidade de uma apresentação, mas as reações devem ser analisadas com cuidado e dentro do contexto pois pode pregar peças, gritos e balbúrdia não necessariamente significa que foi bom, e silêncio também não necessariamente tem que significar que a apresentação foi ruin.
A reação deles sempre vai interferir no seu estado de humor depois, a final quem não gosta de receber elogios pelos camarins e corredores sobre como foi sua interpretação e quem não gosta de uma massagem de ego. Tem alguns pontos que você pode prestar atenção e explorar a seu favor. Ai vão algumas observações que fiz com as minhas experiências.

Plaquinhas:
Comunicação direta com o apresentador e forma de rapida comunicação de piadinhas no meio de aglomerações. Sempre podem acabar te deixando sem graça, cuidado com elas. Relaxe, concentre-se e não deixe elas tirarem sua atenção, elas te farão rir ou ficar aborrecido.


Insinuações sexuais:
O publico sempre gosta de uma piadinha de cunho sexual (ou de cospeladas), não é a toa que novela da globo faz sucesso. Mas voltando aos palcos, brincadeiras com duplo sentido sempre faz as pessoas de mente poluída abrirem um sorriso, não é ruin usa-las, é até uma forma fácil e rápida de conquistar a
atenção da audiência. Mas cuidado: tudo demais faz mal, tanto na quantidade quanto no nivel...atenção que tem crianças e pais na platéia e você não pode ficar reinterpretando os contos eróticos do Marcelinho ao pé da letra.

Meninas, querem diminuir o tamanho da saia, problema é seu, quer aumentar o decote, os peitos são seus e se gosta de fan service respeito seu gosto MAAAAAAAS eu não quero ver sua calcinha nem os bico do teu peito então por favor, o mínimo para ficar respeitoso (um short please e um sutian descente).

Gritos:
Sempre sinal de que você fez alguma coisa certa (com uma única exceção: gritos de horror, como quando começam a cantar sem saber como se faz isso .....eponaaaaaaaa ).
Os gritos de empolgação são os melhores, normalmente acontecem quando aparece alguém com um personagem amado que havia sido esquecido ou apresenta uma luta bem feita. Os gritos de surpresa também são muito bons, aparecem com cosplays de um clássico bem feito ou com algo de dificuldade alta como mechas, armaduras complexas e ítens grandes.
Os mais gratificantes são os que acontecem como final da apresentação mostrando que você foi bem e agradou a galera, ai você pode descer do palco com um sorriso de ponta a ponta com sentimento de trabalho cumprido, são mais intensos depois de um silêncio durante toda a apresentação, pois mostra que estavam atentos e concentrados.

Aplausos:
Temperatura média, pode vir com gritos ou não e tem diversos níveis, desde "estamos aplaudindo por educação" até "não tenho mais voz para gritar então vou aplaudir bastante".

Silêncio:
Tensão, ai vem o bom senso para analisar pois esta tensão pode ser boa de forma ter deixado a platéia surpresa, focada e sem reação como pode ser tensão de "peloamordedesus acaba logo isso porque eu não aguento mais".

Risos:
Só não é bom se essa não era sua intenção. Se não aconteceu um imprevisto ou um acidente no palco, atenção; você está pagando mico. Ao contrario, aproveite, seja lá o que você fez está dando muito certo.
grupo norte americano Pokemon Men


Boooooooo:
não deveria acontecer, mas infelizmente não podemos esperar que todos sejam sempre educados. Se a vaia aconteceu é porque você falou ou fez algo que conseguiu alto nivel de rejeição da geral...e nem sempre é uma reação sensata, pois algum podem instigar essa reação simplesmente porque você falou mal do animê favorito dele. O melhor a se fazer com vaias é ignorar.

Interação:
Nem todo mundo consegue ter o a reação em tempo de interagir com o público, é o caso de pegar algo que eles fizeram ou falaram e usar ao seu favor para criar uma participação deles no que você está fazendo. Pegou a reação no ar, teve uma idéia do que fazer com ela, aproveite.
A reação pode ser estimulada também, como pedir para que gritem algo, pedir aplausos, ou até vaias para que participem do que está acontecendo, bem...você corre o risco de eles não fazerem o que você pedir, mas conseguindo o efeito e a resposta é bem legal.

Críticas:
escute, sorria, absorva o que for válido e ignore o que teve mero objetivo de te rebaixar.
Cuidado especialmente com aquelas criaturas que nunca fizeram cosplay na vida, nunca leu a regra de um concurso e se acha o expert achado que tem cassife para dar palpite em tudo.
Mas nunca recuse escutar a opinião de quem estava do outro lado, ninguém melhor do que eles para dizer se a luz tava boa, se entenderam a história, a piada, se o efeito ficou bom, e no final das contas, o show está ali para que eles vejam, se fosse só pra juiz, a apresentação seria em uma salinha fechada.

nem tudo que mandam você colocar vai ficar legal

Conquiste o público e a sensação de satisfação ao descer do palco será indescritivel ;p

0 comentários: