Fãs e Haters de cosplayers na internet

00:01 Iaina Estrela 0 Comments


Blogão abandonado, eu sei gente, mil desculpas, andei mudando de ares e estou bem ocupada, mas com a aproximação do halloween cosplay não sai da minha cabeça, logo estarei preparando algo bem legal pra vocês.
Por hora vamos falar sobre os queridos fãs de cosplay, que são pessoas que admiram o hobby podendo ser praticantes assíduas, esporádicas ou não cosplayers.





Depois de um tempinho em cena, subir no palco trezentas vezes e colecionar alguns trofeuzinhos de acrílico algumas pessoas começam a te reconhecer nos corredores de evento com "aquele cosplayer", depois aprendem seu nome, te cumprimentam todo evento e com isso você adquire fama (nas suas devidas proporções) e fãs. Eh uma coisa muito boa sentir que tem pessoas que gostam e admiram seu trabalho, eh gratificante e massageia o ego (quem não gosta rs), mas nem tudo são flores quando se trata da língua dos outros, e assim vejo que existem alguns tipos de fãs de cosplay:

Paga pau:
Gosta de tudo que a pessoa faca independente da qualidade, uma vez apaixonada nunca mais avalia o que a pessoa esta fazendo e não admite que ninguém critique quem ele gosta. Geralmente são pessoas desagradáveis e inconvenientes e pedem fotos nas piores horas.

Yaya Han



Baba ovo:
Um pouco de elogios, algumas vezes chega a incomodar. Muitas vezes os elogios vem com interesses de se aproximar, virar amiguinho pra poder encher a boca e dizer que conhece. Infelizmente neste pacote também estão incluídos os que querem tirar uma lasquinha como cosplay emprestado, ajuda para construir alguma coisa ou talvez ganhar um "padrinho cosplay".


Saudáveis:
São os fãs agradáveis que sempre se gosta de se ter por perto, não elogiam demais, fazem perguntas e conversam casualmente com você. Na grande maioria são também cosplayers que admiram seu trabalho e querem troca experiências.





Haters:
Tentam enaltecer sua figura favorita degradando a imagem dos outros. As conversas sempre vem suculentas em adjetivos negativos e ataques a pessoas que elas nem conhecem. No geral não entendem das regras e funcionamento das competições e os faz falar muita besteira quando estão criticando e sempre acabam muito aborrecidos depois de tentar argumentar com alguém que conhece realmente o meio.

Fãs na net:
Quem não gosta de ter 300likes na foto do cos no facebook? De ter shares e ver sua foto rodando em blogs, flogs e o numero de visualizações do deviantart, worldcosplay e cosplay.com aumentando? A web eh um ótimo meio de ter um feedback do seu trabalho, e se um trabalho bom de "divulgação" for feito, você pode acabar com uma fama a parte produzida somente pela rede. Quantas cosplayers (falo no feminino porque muitas vezes precisa ter peitos pra isso) não fizeram sua fama veiculando suas fotos bem produzidas de maneira correta na internet?
Mas a rede como um espaço aberto também tem seu lado ruin: os comentários.
Ai que vira bagunça, primeiro que internet eh um território meio que sem lei, e atrás de um monitor todo mundo eh especialista e corajoso para falar qualquer coisa muitas vezes sem medir as palavras. Tem se saber lidar com os comentários agressivos e negativos que sempre aparecem principalmente depois de eventos e competições, vídeos do youtube eh o melhor lugar para ver isso, as pessoas comentam sem escrúpulos ou educação, diversas vezes sem argumentos validos o que pode acabar atingindo o dono da foto ou pessoa no vídeo. Nessas horas levanta a cabeça, respira fundo e confie no seu trabalho, porque quem realmente tem cacife para falar alguma coisa vira comentar diretamente com você e não se esconder atrás de uma tela.

Escrevo este blog para todos os cosplayers e fãs do hobby que estão sempre conectados na rede, por favor, sejam educados com seus comentários na net,  educação eh para ser usada em qualquer meio. Palavras ofensivas atingem não importa de que forma são ditas, e se você pode dar uma critica construtiva e ajudar alguém a evoluir, para que degradar a imagem da pessoa e fazer ela se sentir mal gratuitamente? ;p seja um bom admirador e todos no ambiente ganham com isso.

0 comentários: