Princesas, duquesas, tecido e muita anágua

22:48 Iaina Estrela 0 Comments

Toda garota que faz cosplay já ficou com certeza deslumbrada pela roupa de uma personagem com a saia loooooonga, cheia de detalhes, talvez babados e pedrarias, e mais bordados...com certeza é de encher os olhos.



Mas pra conseguir o efeito de roupa de época e o vestido ficar devidamente montado pode ser difícil,  e uma estrutura mal feita pode estragar toda a estética do cosplay.
Para isso é muito importante ter uma base que possa suportar a tarde no evento, a correria dos corredores, a apresentação... e de quebra algumas criaturas ainda inventam de lutar naqueles vestidões. Então vamos falar sobre quem vai segurar toda essa porrada: a anágua.



A nágua é os trocentos metros de tecido que fica embaixo da saia criando volume e forma....sim...forma, existem diversos formatos de nágua e ela deve ser costurada de acordo com o resultado desejado.


Para escolher o formato e o tecido que irá usar na anágua precisa analizar basicamente 3 fatores:

TECIDO
Se o tecido do seu vestido for muito leve e fino, assim deve ser o material da sua anágua, tecidos leves tem uma fluidez que pode ser facilmente marcada se posta sobre uma textura mais grossa. Tecidos mais pesados são mais difíceis de alterar a superfície e suportam anágua de tecidos mais grosseiros que irão fazer mais volume com menos camadas.

PESO
Se seu tecido for pesado você precisará de uma boa armação (os "bambolês") para manter o formato desejado.
Pode ser feita dos mais diferentes materiais: pvc, arame, plastico...tudo depende do formado e movimento desejado.
*algumas combinações não dão mobilidade para sentar...lembre-se disto.

VOLUME 
A anágua tem o poder de localizar o volume do vestido...pode ser na barra, na cauda, dos lados, só costurar mais camadas de babados onde você quer mais cheio.
Quanto mais volume você quiser, mais tecido sua nágua vai ter, mais pesado ele vai ficar.

Detalhe: o tecido sempre vai "baixar" sua anágua, você só sabe o quanto de volume ela realmente te dá depois de provar com o vestido por cima. Bordados, pedrarias e rendas pesam, e tendem a muxar sua anágua...preste atenção porque pode acabar precisando de mais volume do que imaginava.

Pra quem quer fazer o seu, juro que não é difícil, um video sobre o básico neste link:
e abaixo um pouquinho mais avançado :]


0 comentários: