Cospronto - pra que fazer se pode comprar pronto?

11:24 Iaina Estrela 4 Comments

Seja sincero, nunca pensou em comprar um daqueles cosplays prontos por $90 no EBAY ou em site internacional especializado, eles são uma tentação eu admito, ja com o tecido certo, na cor certa, o modelo está certo, só faltando um acessório que você pode fazer rapidinho.
Mas como diz o velho ditado: quando a esmola é demais o santo desconfia, e você deveria pensar duas vezes antes de usar seu cartao internacional para isso.

TECIDO
Nem sempre consegue se ver que tipo de tecido é só pelo manequim, se tiver foto de um modelo usando já melhora porque dá para ver o caimento, mas se quer seu cosplays com tecidos como couro, camuça, vinyl ou veludo, pode desistir e comprar pronto ou se prepare pra facada. E CUIDADO COM CETIM! Algumas lojas adoram usar cetim no lugar que não deve...se não quiser parecer uma árvore de natal nas fotos, preste atenção no brilho do tecido.


TAMANHO
Esse é um drama e risco de todo mundo que faz compra pela internet, mesmo quando dizem que você poder devolver o produto e trocar por um outro tamanho, o processo de devolução é um saco, envolve mais dinheiro, tempo e ainda assim sem garantia que o proximo vai caber.
Cuidados que se pode ter é prestar atenção na tabela de medidas da loja, chegar a unidade de medida e tirar suas medidas direitinho. Se for encomenda sob medida...boa sorte, é sentar e rezar para que chegue direito.



CORTE
Isso você pode ter uma ideia básica pelas fotos, e geralmente é o que sempre sai errado: saia longa demais, gola curta demais, cintura sem ajuste...a modelagem você provavelmente vai ter que mandar uma costureira adaptar para você depois que a roupa chegar, a final você não tem corpo de manequim que pode ter um monte de alfinete espetado ter a silhueta certa e cada pessoa tem um tipo de corpo diferente que faz o cosplay precisar ter proporções diferentes para parecer com o personagem.



MODIFICAÇOES
Na foto o cosplay está até bonitinho, mas o laço do pescoço brilha demais, ou a cor de um detalhe na manga está na cor errada, nada que não dê para modificar sem muito trabalho, ótimo...mas pense no que vai precisar ser feito pra realizar esta modificação. Algumas vezes, como troca de um tecido, pintar estampa ou trocar fitas envolve descosturar o cosplay, se for precisar desmontar muitas peças não vale a pena, vai dar mais trabalho do que fazer um do início.


EFEITOS
Geralmente cosplay não vem com pequenos efeitos que nós adoramos: leeds, pinturas metálicas e tecidos furta cor, pedraria, bordados brilhantes, anote tudo que vai precisar adicionar, como vai adicionar e o quanto vai gastar.

O QUE ESTA INCLUSO
Preste muita atenção que peças o valor inclui, principalmente se a foto de ilustração for de alguem usando o cosplay. Geralmente sapatos, meias, perucas e acessórios não estão inclusos no preço e você terá que comprar a parte.

FOTO ENGANA
Quem eh cosplayer aprende isso rápido, a luz, o lugar, o background,  tudo influencia no visual final de uma produção, e na maioria dos sites existe sim uma produção na hora de fotografar o cosplay, ajustes no manequim, luz correta, formato da foto, tudo pra parecer melhor, principalmente em foto com modelos. Leve isso em consideração para não ter uma decepção quando o pacote chegar.



ELES NUNCA TERAO O MESMO CUIDADO QUE VOCE
Não terão o mesmo cuidado para escolher o tecido, o bordado no formato certo, a cor mais próxima a da imagem original, muito menos pagar um pouco mais para usar um material que terá um efeito visual melhor. Você tem muito mais controle do resultado final fazendo você mesmo.

Se mesmo assim você ainda quiser comprar um, pesquise, pesquise muito, porque os de qualidade digna não são baratos (entre $200 e $350....isso eh em dolar viu). E se quiser comprar um para modificar, só para ter uma base já pronta, tome bastante cuidado com os tamanhos, e se for sob medida cuidado com o prazo de entrega  e procure feedback de compradores anteriores ;]

4 comentários:

  1. Bem eu nunca comprei um cosplay pela net e não vou fazer isso pelos motivos que você citou provavelmente não vai vir do jeito que eu imagino, eu também não faço por que não sei costurar e sou péssima com artes manuais hehe, mas eu mando fazer em uma costureira conhecida e sempre dá certo

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa costureira eh a melhor amiga de um cosplayer, melhor ainda se for uma avoh, uma tia ou conheciada. Tambem nao sou boa de costura e sempre to buzinhando no ouvido da minha pra ficar tudo igualzinho.
      Obrigada pelo comentario e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  2. olha, pra falar a verdade já comprei duas vezes cosplay no ebay e pra mim super compensou! Paguei mais barato do que se tivesse no brasil, não tive a menor dor de cabeça com os prazos e os tecidos vieram lindos! Eu ia pagar cerca de R$ 200 aqui no Brasil, por tecido de oxford e detalhes em cetim, paguei R$ 190 já com o frete em um cosplay feito com algodão e acessorios em vinil e ele veio COMPLETÍSSIMO!
    Da segunda vez, a saia não veio como eu queria, reclamei na loja e eles refizeram sem nenhum custo adiciona e me mandaram outra saia. já aqui no Brasil TODA SANTA VEZ que peço pra costureira/ cosmakaer fazer roupa pra mim entregam MESES depois do combinado. Sério, se tiver um cartão internacional e o cosplay tiver bonito na foto, compre, se vier uma merda vc pede seu dinheiro de volta pro paypal, ou negocia com o vendedor, sem encheção de saco e sem ter que correr pro procon. é só saber comprar, E PASSAR AS MEDIDAS CERTAS PELO AMOR DE DEUS! veja se o vendedor usa cm ou inches, pra não vir 2x o seu tamanho. Antes de comprar, veja as qualificações do vendedor, e quanto está o dolar se compensa ou não. no caso comprei nessa loja do ebay: http://stores.ebay.com/lotahkcosplaypunkcostumestore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =o primeira vez que vejo um bom feedback de compra de cosplay pronto. E obrigada por deixar o link, a final o mais dificil de compra por ebay eh conseguir um vendedor com boa indicacao para nao ter preocupacao se vai chegar e se sera de qualidade.
      E concordo com voce tambem em relacao a costureiras, eh muito dificil achar um boa costureira e de confianca, e se nunca fez cosplay antes eh uma dor de cabeca pra ela entender que nao pode fazer nenhuma modificacao por que "ela achou bonitinho" rs. Eu ja tenho minha costureira maos de fada e do pe dela nao largo por nada nesse mundo hahahahaa. Pra quem ainda tem dor de cabeca pra achar uma, fica a dica da loja da leitora acima ;]

      Excluir