Barateando o cosplay: como economizar?

01:53 Iaina Estrela 0 Comments

Vamos fazer uma volta a um dos tópicos mais visitados do blog: economia! Quem não gosta de economizar? Principalmente quando se é cosplayer e provavelmente é estudante ou estagiário que tem verba resumida ou vive de mesada de papai e mamae e usa o dinheiro do lanche pra fazer coplay. Então vamos a mais algumas ideias de como diminuir o valor final do seu cosplay.
Vou detalhar algumas coisa da outra postagem que fiz e pode ser visitada neste link AQUI


1- ESCOLHA O MATERIAL SABIAMENTE

Sabe aquela armadura brilhante linda que parece que custou os olhos da cara? Muita gente quer fazer uma armadura mas fica intimidada pelo tamanho......... o tamanho é só tamanho! Armaduras podem ser feitas com material de baixíssimo custo como papel machê (que é papel e cola) e EVA, toda beleza está em um bom acabamento que ai existe trilhões: gesso, massa plástica, mistura de tipos de colas, resina epoxi...e por ai vai. Antes de definir pesquise preço, pense no lugar em que vai fazer (se material for toxico precisa de um lugar aberto e material adequado ... sempre me aparece amigo cosplayer louco pasando mal por intoxicação) e a quantidade em que vai usar.





Tecido...vai você na loja e me compra cetim de festa: você acabou de estragar quase todas as fotos do seu cosplay. Oxford geralmente é o que se encaixa melhor no bolso e na maioria dos cosplays....mas oxford é fosco e tem um caimento meio rigido...como faz se o personagem tem algo mais elaborado? Agora é botar o melhor sapato , tirar um dia de folga pra andar. Pesquise preço em todas as lojas de tecido que conhece, e fique sempre atento a sessão de tecidos que estão em promoção, que estão com o rolo terminando, que já tenhas pedaços cortados ou pequenos defeitos (provavelmente você vai estampar alguma coisa por cima deste).
Com um bom planejamento você pode definir épocas para comprar tecidos, início do verão é bom para comprar tecidos grossos e pesados, enquanto o inicio do inverso é ótimo para tecidos leves e estampados, pós carnaval é perfeito para paetês, tecidos de fantasia e com efeitos diferentes.






2- REUTILIZE

Já com um gancho do tópico anterior: resto de tecido de cosplays anteriores, sempre sobra e nunca esqueça deles, sempre pode-se encontrar algo útil.

Peruca, sabemos como personagens podem ter cabelos muito parecidos, muitas vezes só cortar o comprimento ou a franja de uma peruca utilizada para um outro personagem resolve, mas tenho uma outra dica: guarde o que você cortou. Se o comprimento que vai ser cortado for maior que um palmo antes de passar a tesoura, amarre o monte com uma linha bem firme, esse pedaço pode ser necessário para fazer aqueles cabelinhos espetados pra cima no meio da cabeça, encher o volume de uma franja ou até fazer uma franja inteira; vale também para criar rabos de cavalo, maria chiquinhas e tranças; e de quebra ainda tem a moda dos artistas de anime de misturar cor de cabelo de personagem.

Sapatos, bota é um valete no caso, uma cano baixo. Muda o cosplay e muda somente a "capa" da bota que pode ser costurada com ziper, velcron ou ganchos a depender do modelo.


3- ENCONTRE MATERIAIS DENTRO DE CASA

Sempre tem alguma coisa que você poderia usar, não tem muito como explicar este tópico, é muita questão de criatividade, necessidade e disponibilidade. Vai uma pequena lista do que já catei do depósito de casa: enchimento de travesseiro, camiseta de propaganda velha para costurar o enchimento, cano de pvc para estrutura de cenário e de armas, potes da cozinha para servir de molde, pedras e pedaços de bijuteria, resto de material de reforma da casa como massa corrida, durepox, pregos e ganchos, esmaltes para pintar acessórios, gaze e papel seda de embrulho de presente para criar texturas em papel machê, café para criar efeito de gasto e manchas, faixas e fitas de embrulho de loja, e por aí vai.

>> Tutorial do lado é basicamente os esmaltes de unha da sua irmã e as pedrinhas do vaso de decoracão da sua sala



4- TUTORIAIS

Se não sabe como fazer alguma coisa, alguém com certeza sabe e já postou no youtube. Com isso você não precisa pagar um cosmaker (que por serem poucos normalmente são caros), um artista plástico ou outro profissional.
Boa fonte são fóruns como o http://www.cosplaybr.com.br/, porque além do tuto ainda tem comentario da galera contando dificuldades e o que acharam do resultado.
Cosplayers famosos também compartilham suas habilidades, alguns exemplos são
KamuiLilith
Lets Make Cosplay
o nível de material disponível é tão grande que se pesquisar "cabelo de personagemX" é bem provavel que encontre algo, e se não achar um específico, outros tutoriais de personagem com algo parecido podem ajudar.
Depois disso é só por mão na massa.

0 comentários: