Costosas, cos-peladas e cos-sensuais

01:31 Iaina Estrela 18 Comments

Parece fútil dizer a expressão "difícil ser bonita"... difícil ou não estar de bem com o próprio corpo com certeza incomoda algumas pessoas e faz a felicidade de muitas outras.
Depois de ver no face um daqueles quadrinhos com "gosto de cosplay sexy e isso não me define" resolvi escrever um post para as pessoas que confundem sexy com vulgar.
Vou tentar explicar dividindo o "nível" de sensualidade de 3 formas:

COSTOSAS
A menina tem corpão e o cosplay muitas vezes exalta as curvas, chama atenção e os meninos não perdem tempo para tirar varias fotos. Feliz as meninas que foram abençoadas pelo DNA (ou pela mesa de cirurgia) e podem usar essa vantagem na hora de escolher um personagem e fazer sucesso com um cosplay. Isso não significa que ela vai fazer pose sexy pra você bater sua fotinha.



COS-SENSUAIS
A roupa da personagem é curta, decotada, biquini (porque toda armadura feminina tem que ter na parte de baixo só uma calcinha?!) é sensual, e a cosplayer tenta traduzir fidelidade...até quando tem que prender o top só com um pedaço de nylon.
Isso não significa que ela sejam vulgar ou que você pode focar a câmera em qualquer ângulo.

Várias vezes as roupas mais sensuais são as mais difíceis de produzir, cheias de partes flutuantes que requerem truques para poder manter a roupa bem estruturada e no lugar mesmo com os mais bruscos movimentos.
Admire o trabalho de quem está de bem com o proprio corpo e que se expõe para poder atingir uma qualidade o que está fazendo sem julgar. Se for achar que toda cosplayer sexy é p### então todo cosplay de vilão é bandido...pode ser assim?
E não misture a personalidade da pessoa com a do personagem, deixe a Panty (Panty e Stocking) correr girando calcinha no evento...isso não significa que ela vai faz o mesmo em um dia comum.


 



COS-PELADAS
Esse caso eu não simpatizo....mas vou tentar não criticar (muito). São as meninas que encurtam o cosplay de propósito para mostrar mais pele, seja pelo calor, seja por falta de pano, no final a idéia é chamar atenção...e como ela não tem a intenção de mostrar o lindo cosplay...e sim o que está por de baixo dele eu não concordo com essa prática.
Se gosta, pode, e se sente bem na mini saia...o que eu tenho haver com isso? Ok...a pessoa é livre pra vestir o que bem quiser...mas não gostaria de ser obrigada a ver certas coisas (ou ângulos).
Pra quem gosta de fazer photoshoot do gênero e expor-se na internet para fazer a felicidade dos otakinhos ....tudo bem, a final eu não acesso esses sites, mas por favor não gosto de ver menina de toalha rodando convenção.


**e você não achou que eu ia postar aquelas fotos cosplay/hentai aqui né?! Peguei leve.
**não muito haver com o assunto mas...
 a segunda foto (spider man) ela está literalmente pelada...body paint *-*


VERSAO
Quando o cosplayer faz uma versão sexy da personagem como um twist: princesas disney com saias curtas e meias 7/8, ou versões femininas de personagens originalmente masculinos. Aprovadíssimos quando bem feitos e não ultrapassem a linha que leva a vulgaridade.



CUIDADOS
  • Shorts - A saia é rodada ou bem curta? Shortinho!!!! principalmente se vai subir no palco, está correndo grande risco de pagar calcinha.
  • Tops - Alguns tecido podem ser um pouco transparentes...ou o decote bem aberto, lembre de usar um bom sutiã ou um top de preferência cor da pele.
  • Meias - Meias finas são uma boa saída para o cosplay que mostra bastante perna. Ela ajuda a disfarçar imperfeições como veias e celulites e você não se sente tão sem cobertura; mas atenção....tem que comprar no tom de pele certo.

oops...

NOS CORREDORES - comentários aos fãs
  • Pedir pra tirar foto - Isso vale para qualquer cosplay, a final é a imagem de uma outra pessoa que você está registrando e provavelmente postando na internet, então sempre peça permissão.
  • Fotos indiscretas - Foco nos peitos, fotos de baixo pra cima são muito, muito MUITO indiscretas. Se quer tirar uma foto sensual da cosplayer, voltamos ao tópico anterior: peça permissão...ela pode estar com um cosplay sensual mas talvez ela não queira uma foto sensual (uma não implica na outra).
  • Cuidado com a mão - Não estou falando de botar a mão no lugar errado porque acredito que meus leitores são pessoas com bom senso e não usariam da boa vontade de um cosplayer que se disponilizou para tirar a foto com um admirador pra tirar uma lasquinha da pessoa. Queria lembrar que a pessoa está tirando fotos o dia inteiro, e o cosplay geralmente tem peças delicadas, então colocar a mão na cintura, no ombro, ou um abraço pode estragar uma peça, bagunçar a peruca (ou deixar a pessoa desconfortável). Então mais uma vez...pergunte se pode abraçar.
  • Comentários  grosseiros - Cuidado com a língua...principalmente com os comentários dignos de piada de pedreiro, além de totalmente deselegante a pessoa pode estar acompanhado de um namorado/ada e pode resultar em problemas.

No final tudo leva ao bom senso tanto de cosplayers quanto de fãs e do quanto a pessoa está confortável com si mesmo. Não pense que vai fazer um cosplay sensual e não vai precisar lidar com línguas ferinas e olhos invejosos...infelizmente o ser humano é assim. Tenha personalidade para segurar sua escolha até o fim e divirta-se.

18 comentários:

  1. Amei o post!Tava na hora de alguém comentar sobre esse assunto que se torna tão polêmico nos eventos e nos fóruns pós-evento.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos cosplays do tipo "versão"... Acho super criativo.

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem! Falou TUDO. E concordo em tudo! Principlamente em relação as Cos-peladas e sobre o shorts. PRINCIPALMENTE O SHORTS, a-d-o-r-o ver a cara de decepção dos otakinhos quando vão dar uma olhada embaixo da saia e dão de cara com um shorts kkkk

    Bites
    http://tarybelmont.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tocou na ferida, por assim dizer. Acho que a internet precisava de um post assim e concordo com quase tudo. Só achei meio controverso dizer que está "ok" se for um personagem sensual (com pouca roupa) se o personagem já for sensual(como a Panty), mas por que então censurar a calcinha da da Imari (Bible Black) na última imagem? A cosplayer fez isso de propósito, pois a personagem sempre aparece assim. É hentai. Concordo com o shortinho em eventos, mas não achei nocivo numa simples imagem. Afinal, a garota não está pelada. Anyway, parabéns pelo artigo! :)

    ResponderExcluir
  5. É que essa ultima depende do contesto também, eu acho, se a foto for tirada e um ensaio fechado, tudo bem, agora se uma cena dessas for feita no meio de um evento, aí já não está tão bem assim.

    ResponderExcluir
  6. Já aconteceu de um evento eu e minhas amigas estarmos com cosplays que usam saia e fomos dançar just dance pra ajudar o evento a atrair pessoas (evento de games) e uns garotos chegaram pra tirar foto de baixo pra cima enquanto a gente dançava! Foi horrivel e todas ficamos com vontade de enforcar os seres, sorte que estávamos todas de short e as saias batiam no joelho quase, e eles estavam meio longe (ou seja, não apareceu nada =D) mas é terrível mesmo assim e se você reclama eles te xingam , aff

    ResponderExcluir
  7. Amei o post! Realmente faltava alguém que se aprofundasse no assunto. Gostei de tudo e... Sobre os casos de mão boba e comentários dispensáveis já passei por isso e estava acompanhada. Felizmente, ficou só no constrangimento do "tarado".
    Enfim... Muito bem feito e bem explicado.

    ResponderExcluir
  8. Ah, sim, claro, e tu é uma espécie de Jesusa Crista, Moisesa dos Cosplays pra me dizer que comprimento devo usar, até onde eu posso ir "sem ser vulgar", e qual DNA é "abençoado" ou não. Isso tudo pq tu não curte ver "certas coisas". Aham. Espera sentada eu te levar a sério.
    Filha, 2013. É feio ser machista, viu. Tu é mulher. Pára de repetir o discurso do opressor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana, eu nao coloquei uma fita métrica na roupa de ninguém, estou só pontuando que eh bom ter cuidado com o pudor em um ambiente de classificação livre e familiar. Em esclarecendo o 'abençoada pelo DNA' a intenção não eh falar que só pode fazer cosplay justo ou curto se você tem o esteriótipo de beleza de passarela europeia, o ponto foi mostrar que alguma meninas tem este esteriótipo, e como o cosplay salienta a sexualidade ela chama atenção, acaba sendo taxada de vadia automaticamente, e os meninos vão em cima sem o minimo de educação.
      Eu aprendi que machismo eh quando se rebaixa o valor da mulher somente pelo fator gênero, e acho que em nenhum momento do meu texto de falei que a figura masculina eh melhor. Eu não comentei sobre homens com cosplay vulgar em evento porque eu particularmente nunca vi, e porque na cultura do nosso pais eh a mulher que eh mais atingida como simbolo sexual (nesse ponto poderíamos discutir machismo, mas não eh o assunto do post). Se quiser comentar mais algum ponto fique a vontade, mas a partir do ponto que você me chama de 'espécie de Jesusa Crista' você esta me julgando e perde credibilidade na sua argumentação. Tenha um bom dia livre para usar a roupa no comprimento que desejar.

      Excluir
    2. Chamar a amiga de cosputa e ditar regra tudo bem, mas se ofende sendo chamada de Jesusa Crista e ainda alega que está "sendo julgada", o que descredibiliza o argumento.

      Ai gent.

      Excluir
    3. Ninguém chamou ninguem de "cosputa", fia, ss toca. o post foi ótimo e muito simpatizaram e concordaram com quase todo o texto. Que alias, foi bem explicativo e não foi ofende ninguém. Ela apenas usou uma padrão como base não ditou regras para ninguém, mas se voce realmente quer experimentar aparecer com uma saia curta e calcinha a mostra em evento para testar problema seu.

      Excluir
  9. O que mais incomoda é a falta de respeito dos otakus do evento... as fotos com zoom, manolo chegando pra foto e querendo pegar na cintura... ¬¬

    ResponderExcluir
  10. Bem e legal tirar abraçado com o seu cos predileto mais tem algumas pessoas que não ajuda e sim atrapalha e acaba ate estragando o cos

    ResponderExcluir
  11. Fica legal fazer ''versao'' feminina do L (Death Note)? Se sim, como poderia usar a roupa e o cabelo? - Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um personagem dificil já que tem uma roupa bem básica, mas com um pouquinho de criatividade se consegue...achei esse exemplo na net http://fc09.deviantart.net/fs70/f/2012/033/d/f/dfa15bb460fab8957c31e6bbe5b78915-d4oe6mf.jpg

      Excluir
  12. Só vim deixar isso aqui
    http://www.rossassen.com/2013/07/cosputas-o-machismo-enrustido-no-cosplay.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otimo texto. Eu só tentei botar os mesmos termos em uma forma menos revoltada rs. Eu não tenho certeza se o link foi postado como afronta ou só para difundir uma outra opinião, mas se acha que a opinião dela é muito diferente da minha acho que deveria reler o post.

      Excluir