Revista e Photographic book made in Brasil

01:20 Iaina Estrela 3 Comments



Tá achando que só os gringo tem essas chiquezas? Os fotógrafos Valesca Braga e Ronaldo Ichi, mais conhecidos pelas fotos que tiram para o Forum CB são os responsáveis pela CAA Photoshoot Magazine , revista online gratuita distribuida pelo Issuu com fotografias de cosplayers.



Tive a oportunidade de fazer uma entrevistas, na qual contam um pouco mais sobre o trabalho e dão dicas para os cosplayers que querem um boa foto ;]

Primeiro gostaria que se apresentassem, nome, profissão e onde são, hobby e desenho ou filme favorito.

Valesca Braga:
Meu nome é Valesca Eliana Braga, sou de Sampa e assumi minha profissão de fotógrafa desde 2009 quando resolvi deixar de ser analista de suporte para trabalhar com a minha paixão, que é fotografar.
Adoro também artesanato, que é minha segunda profissão. Deste universo da cultura japonesa, me apaixonei pela Sakura Card Captors, Dead Note e meus filmes favoritos são os de terror asiático.
 Ronaldo Ichi: Meu nome é Ronaldo Ichi, sou de BH. Trabalho como designer, ilustrador e fotógrafo há mais de 10 anos. Meu hobby é fotografar, adoro Macross e o filme Superman de 1978.

A quanto tempo vocês trabalham com fotografia e como surgiu a Click Arte e Ação?

Valesca Braga: Eu trabalho com fotografia desde 2009 e o Ronaldo desde 2002. Em 2009, eu conheci o Ro numa saída fotográfica para o Cemitério do Araçá e Av. Paulista e de lá nos conhecemos, namoramos, nos casamos. E da nossa paixão por fotografia, reunimos nossa paixão e começamos a colocar em prática. E assim surgiu o CAA Fotografia (Click Arte Ação).

Por que começaram a focar em cosplay?

Ronaldo Ichi: Bom! Acompanhamos o universo cosplay desde os primórdios das primeiras edições do AnimeCon e o surgimento dos forúms, adaptação e a criatividade dos cosplayers foram evoluíram a cada ano em termos de qualidade junto com a fotografia. Em 2010, a visão de como o mercado vê o universo cosplay mudou e isso abriu uma grande oportunidade de tratarmos a fotografia cosplay do mesmo jeito que tratamos a fotografia de moda ou editorial de revista, pois a comunidade fotográfica começou a reconhecer o trabalho realizado na fotografia cosplay.
Agora podemos investir toda nossa criatividade e recursos técnicos na produção de um ensaio cosplay, coisa que antigamente não podíamos fazer.
 Valesca Braga: Eu não conheci nada sobre cosplays, e o Ronaldo que já conhecia mais dos eventos, me levou para o CosplayCon 2010, e de lá não paramos de fotografar e nos envolver cada vez mais com a fotografia cosplay. E a paixão foi tanta pela fotografia e pelos cosplays, que trabalhei no Anime Friends do mesmo ano usando o cosplay de Morte do Sandman.

O que tem de diferente em fotografar um cosplayer? No que difere de fotografia pra moda ou propaganda?

Ronaldo Ichi: Na fotografia para moda e para agências de propagandas, estamos sempre amarrados e limitados ao que o cliente final deseja. Podemos usar a criatividade, mas não podemos fugir do que o cliente quer. E na fotografia cosplay podemos usar a mesma linguagem visual que usamos para moda e fotografia comercial, mas sem limitações. O que manda é a criatividade somada a adaptação a cada personagem trazido pelo cosplayer, e cada personagem exige um olhar fotográfico individual.

Voces fotografam para o Forum CB em eventos e tiram centenas de fotos em um único dia normalmente em uma sala super movimentada. Como eh trabalhar em um ritmo tao intenso?

Valesca Braga: A fotografia em sala temática, o trabalho que realizamos com o Cosplay Brasil tem seu lado bom e ruim, pois em um evento conhecemos muitos cosplayers de diversos universos (HQs, Animes, Filmes...) e temos a oportunidade de fotografá-los com seus cosplays, sejam eles simples ou mais detalhados. Mas infelizmente por ter que fazer poucas fotos devido a fila de espera, perdemos a oportunidade de fazer um trabalho mais dedicado com cada cosplay, tendo um tempo hábil para conhecer o personagem e o que o cosplayer poderia nos passar em termos de poses e história do que ele está representando.

sai na edição #14 como Emily - Noiva Cadáver *-*
foto tirada na sala temática do AnimeFriends

Qual eh a melhor e a pior parte de trabalhar com cosplayers?

Ronaldo Ichi: A melhor parte é essa riqueza de diversidade que os cosplayers nos trazem. Grande parte das obras que conhecemos acabamos conhecendo por causa dos cosplayers. E também pela riqueza de conhecimentos técnicos que adquirimos, pois cada ensaio é um desafio e temos que inventar formas diferente de fotografar e usar o equipamento a cada sessão. E também os novos amigos que vamos fazendo!
 Valesca Braga: Na última edição da CAA Cosplay Magazine, resolvi dedicar uma sessão especial sobre o Anime Soul Eater por conhecer a obra por conta dos cosplayers que sempre fotografamos com os personagens da obra, e isso me trouxe o interesse e gostei muito do anime!
 Val e Ro: A pior parte do trabalho com cosplayers é que nem sempre podemos realizar um trabalho como gostaríamos, pois fotografar em sala temática, não temos o tempo suficiente com cada um e fora dos eventos nem sempre podemos alugar a locação que gostaríamos, por conta da agenda desses lugares e permissões exigidas.

Que dicas vocês podem dar para que o cosplayer ajude o fotografo a tirar uma boa foto?

Val e Ro: Dica de ouro: se já conhecer o fotógrafo antes das sessões fotográficas mande pra ele o link de onde ele pode conhecer o personagem e também mande pra ele referências de poses do personagem que outro fotógrafo (nacional ou internacional) fez.
Se não conhecer o fotógrafo e for tirar foto tipo sala temática, sem vergonha nenhuma diga ao fotógrafo como que você gostaria de sair na foto, tipo “inocente”, “ameaçadora”, “ em perigo”, “ em ação”... Porque como fotógrafo, ele naturalmente já tem muitas referências de obras da cultura pop. Ele pode não ter assistido Naruto, mas ele vai saber como é poses e trejeitos de ninja.
Mas uma coisa é fundamental: tem que rolar uma química entre o cosplayer e o fotógrafo. Um entregar confiança no outro mutuamente, pois uma boa foto é resultado de um trabalho em equipe entre cosplayer e fotógrafo.

O que o cosplayer deve tomar cuidado ou não fazer durante um photoshoot?

Valesca: O cosplayer não precisa sentir-se envergonhado de estar diante das lentes, e não fazer pose para apenas uma foto! Aproveite o momento para registrar o seu cosplay, nem que sejam duas ou três fotos, se você se sentir muito envergonhado. O cosplay tem que aproveitar e não se reprimir, tem que falar de pose ou alguma imagem que gostaria de realizar naquela foto.
 Ronaldo: Cosplayer não pedir para conferir as fotos a cada clique, porque isso pode tirar a concentração do fotógrafo. Mas no final das fotos, você pode pedir sem problema para ver as fotos.

 


Quando e como surgiu a ideia de produzir a CAA Cosplay Photoshoot Magazine?
Ronaldo Ichi: A criação da revista veio de uma necessidade de divulgar o trabalho fotográfico cosplay que estávamos reunindo com nossas participações em eventos. Então depois do Anime Arts 2011 (evento em Sorocaba) decidimos publicar a revista com a coletânea das melhores fotos dos nossos trabalhos fotográficos.


Como o cosplayer pode aparecer na revista?

Valesca Braga: Estamos numa fase de realização de ensaios especiais e dedicados, e o cosplayer que desejar aparecer na revista é só entrar em contato conosco para agendar um ensaio ou acompanhar nossa agenda de participação em eventos e nos procurar pessoalmente também.

Este mês vocês estão lançando um photobook. Conte mais sobre o projeto e os desafios para a produção.


Ronaldo Ichi:
Desde as nossas primeiras fotos com cosplayers, que ficamos fascinados com o lado humano do universo cosplay. Porque atrás do personagem, há uma pessoa com identidade, personagem e individualidade. Daí nasceu a vontade de fazer um livro de fotografia que evidenciasse isso, o lado humano dos cosplayers. E nada melhor que o estilo retrato para mostrar isso. E também, queríamos homenagear a comunidade cosplay que tantos trabalhos bacanas nos proporcionaram.




O maior desafio foi exatamente em fazer as fotos. Pois elas precisavam seguir um certo padrão de linguagem e nem todos os eventos em que estivemos, tinham as condições ideais  para fazermos as fotografias. Fora que os cosplayers, por cultura, estão acostumados a fazerem fotos somente em eventos. Fazer fotos para o livro e fazer fotos no estúdio (sala temática) nem sempre era compatível. Tanto agora, tivemos que prorrogar o lançamento do livro para poder realizar alguns ensaios pendentes. Cosplayers que se interessaram em participar desta primeira edição.
 De um desafio para outro, agora estamos procurando lugares pra montar uma exposição das fotografias, para reforçar o lançamento do livro. E com esta edição pronta, o próximo passo é começar o planejamento para um segundo volume.  Vida de fotografo não é fácil...rsrs


Quais são os próximos projetos?

Val e Ro: Este ano, além de participar dos principais eventos com estúdio, estaremos realizando ensaios fotográficos mais dedicados, onde pensamos com muita antecedência, não somente no estudo do personagem a ser fotografado, mais em todo o seu ambiente para produzir um ensaio bem caprichado.

A meta é produzir uma revista fotográfica cosplay, com qualidade fotográfica melhor a cada edição. Altamente especializada.

E começar os trabalhos para a 2º edição do livro fotográfico, com participação de cosplayers não só do Brasil mas também do exterior (se tudo der certo). Quem sabe ir a outros países para realizar essas fotografias. Um sonho para nós!

Ronaldo e Valesca:

Muito obrigado a Iaina Estrela (Cosplay Post) pela maravilhosa entrevista! Conte conosco sempre!
Adoramos o convite e a oportunidade de partilhar com os cosplayers o lado fotográfico.

E muito obrigado a todos os cosplayers que fotografamos e também os que serão fotografados, aos amigos e também pra os futuros amigos por todo o carinho e por sempre nos ter recebido de forma tão maravilhosa nestes últimos 3 anos.

 Muitos trabalhos bacanas virão e vocês são parte disso!

Quer ver todos os volumes já lançados da revista? www.issuu.com/clickarte
Mais informações nowww.caamagazine.com.br/
Contato com a equipe pelo: clickarteacao@gmail.com
facebook.com/caaphotoshootmagazine


3 comentários:

  1. Adoramos fazer a entrevista e esperamos te encontrar pessoalmente para fazer mais fotos!!

    Abraços!
    VAlesca E Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. WAAAA eu to no print da revista xDD a inorizinha pequenininha ali ;-;

    ResponderExcluir
  3. Adorei ter participado da entrevista. Por além de tudo, conheci o Cosplay Post! E desde então, virou leitura de cabeceira. Realmente adorei o site!

    ResponderExcluir