Aventuras no YCC Internacional: guerreiros vs princessas

23:39 Iaina Estrela 0 Comments

E lá vou eu para mais uma competição...agora com responsa de representar o Brasil. Yamato Cosplay Cup Internacional, mesmo com o perregue de estar morando longe de casa consegui terminar meu cos e levar (quase inteiro) para São Paulo.

Sempre me perguntam como é o nervoso do palco, como é apresentar...todo o processo para o palco...mas isso é o mais rápido e depois de calejado de competição você já faz no automático: chega, descarrega as tralhas, arruma o ensaio, ensaia, conserta o que tiver que consertar, começa a se arrumar, avaliação dos juízes (vulgo vira vira), começa a ficar nervoso.....a suar...mão a tremer...falta pouco pra subir no palco....se algo de errado for acontecer é nessa hora que acontece...se não a pior parte passou, aí é subir no palco e rezar pra tudo dar certo...depois disso tá tudo lindo. Mas isso são na verdade metade de um dia dos 3 em que ficamos em contato com a organização e os outros competidores.

Hérnan (Bolívia), euzinha (Brasil), José Daniel (Peru), Edgar (Paraguai), Lucia (Uruguai), 
Roberto (Equador), Wilbur (Espanha), Jessica (Argentina), Katherine (Venezuela)

A parte boa da competição acontece antes e depois, socializar, rango 0800 rs, trocar idéias e experiências sobre cosplay, compartilhar técnicas, ver o que o outro fez, ajudar e aprender coisas novas, de como fazer uma máscara com fibra de vidro a como dizer ônibus em diferentes regiões que falam espanhol...eu como única que falava portugues fica meio perdida de vez em quando mas todos eram um amor e diminuiam o ritmo quando eu falava que já não entendia p#$% nenhuma. Eh uma experiência muito boa e com certeza fiz amigos que vou levar por muito tempo assim como aconteceu com o YCC nacional.

Com todos os imprevistos, trampos e barancos fiquei em terceiro com muita satisfação...mas ai começa o drama, facebook território de todos ...o que mais escutei foi: como uma armadura  que nem a sua perdeu para um vestido de bolo?
Não vou parar pra explicar regra, então não vou considerar das pessoas que não são do meio cosplay (amigos, familiares, admiradores, ou até gente do meio mesmo que nunca parou pra ler as regras de um concurso) e não sabem que tem nota de apresentação e que a roupa é julgada de perto no backstage e não no palco.

Eu vou postar só dois argumentos e espero que sejam o suficiente:

1- Quanto mais complexo o design mais fácil é de se cometer erros. Personagens não são criados para virarem roupas reais, cosplayers tem que se virar pra descobrir como fazer o desenho daquele artista louco funcionar. Eu escolhi uma roupa super detalhada com poucas referências e todas tinham detalhes que conflitavam, isso atrapalha ainda mais a chegar em um bom resultado. Fora isso ainda tem acabamento, com uma grande quantidade de peças acaba sendo um pé no saco lixar e pintar e montar tudo (que tem que ser pensado de forma poder se colocar em uma mala e levar de avião...pois é...você esqueceu disso).
Da mesma forma que um mais complicado é mais fácil cometer erros, um cosplay mais simples você tem que ser mais detalhista para se conseguir um resultado agradável...ainda mais se você não tem o biotipo do personagem, trabalhar com proporções da roupa, modificar detalhes para parecer mais real, inventar um maquiagem, tudo até a linha da barra interna da calça tem que estar no lugar certo para fazer alguem acreditar que você é aquele personagem mesmo estando com uma camisa branca e uma calça jeans.

2- Tão achando que fazer vestido de princesa é fácil? Porque será que vestido de noiva é tão caro? Quanto metros de tecido você acha que tem aquela saia? 5..6...7m? E pra cortar, montar, costurar, passar, pintar, bordar aquilo tudo? Parece simples mas não é... é menos complicado que fazer uma armadura, mas nenhum cosplay deve ser menosprezado pela dificuldade, deve-se observar o acabamento, o cuidado com os detalhes e o quanto aquilo foi pensado e planejado para funcionar.



E GENTE! NAO FIQUEI TRISTE COM O RESULTADO NAO! Estou satisfeita com o resultado, sei que tive varios problemas e vou procurar melhorar para o próximo. Dessa competição vão ficar somente as boas lembranças como:

esta

ou esta

essa aqui

valeu galera, competidores, organização e juízes 
pela ótimo concurso e um final de semana super divertido ;]

0 comentários: