Perseguição a Jinx. Se não conhece não pode fazer cosplay.

01:57 Iaina Estrela 56 Comments


"Sei lá, eu acho bobagem essa perseguição ao povo que faz cos de Jinx, ou fazer cos sem conhecer o personagem, ou sem jogar o jogo. Tudo agora é 'revogar carteirinha' de cosplayer. Pqp. Deixa o povo ser feliz. Não precisa jogar para entender o conceito do personagem e gostar dele. Não precisa ter lido todas as hqs para amar o Batman ou o Coringa. Não precisa ter lido nenhuma. O povo fica confundindo cosplay com amor a personagem... me bata uma garapa. Cosplay é costume play, brincar de se fantasiar. Rio muito quando o povo fala 'ah, faz cosplay e não conhece, não é cosplay eh fantasia'. MEU! Cosplay e fantasia é a mesma coisa. Me dá gasturinha demais. Todo nerd tem essa mania, de não ser fã o suficiente, ser geek o suficiente. medidor disso, medidor daquilo..."

 Esse delicado trecho foi retirado do facebook e achei que não precisava modificar nada pra ilustrar o que já acontece a muito tempo e ganhou proporções curiosas com a popularidade instantânea que a personagem Jinx de League of Legends adquiriu nas últimas semanas.

O drama está na quantidade de críticas em que cosplayers que estão postando prévias na internet estão recebendo por estar fazendo um cosplay de um personagem que não ama, porque nunca jogou LoL então não pode. Que conceito idiota....O hobby cosplay esta baseado na arte da construção da roupa e da diversão em se sentir dentro daquele personagem, nada em nenhum destes dois conceitos inclui profundo conhecimento e fanatismo pela obra original no qual o personagem foi retirado. Cosplay está sempre baseado na estética, parecer e trazer o personagem a realidade, e SIM!!! QUEM FAZ COSPLAY QUER SER VISTO! QUER GANHAR LIKES E APARECER, qual seria o sentido de ter todo o trabalho pra não mostrar para ninguém?


Os fãs de LoL e cosplayers que tratam o hobby como uma religião afiaram suas facas para atacar quem foi encantado pela estética da Jinx mas não quer jogar o game...vamos analisar o que aconteceu: a Riot Games foi extremamente feliz com a campanha da nova personagem, não atingiu somente jogadores já imersos no mundo, a campanha de lançamento junto a vídeo com a animação da personagem chamou a atenção de fãs de desenhos, cosplayers e games que não conheciam o game antes, atraindo mais atenção de jogadores em potencial para a ferramenta deles e ganhando de brinde incontáveis prévias de cosplayes que se apaixonaram pela estética e personalidade da personagem  gerando um buzz ainda maior, legal não? Magia de um marketing bem sucedido.

A menina fez cosplay de Jinx, de Goku, de Sailor...seja lá o que for sem ter visto o desenho ou o jogo...O QUE VOCE TEM A VER COM ISSO? Pessoas são cativadas por diferentes motivos e seja lá qual for o da pessoa com este cosplay em especifico...não é da sua conta. Vamos deixa a invejinha, a dor de cotovelo, o recalque de lado de cada um cuidar da própria vida?

Quando a bomba de previas da Jinx começou a explodir sabe o que me chamou atenção? A fome pra ser o primeiro..."nossa que pressa" pensei, todo mundo querendo se a primeira Jinx na internet. Achei o desespero meio bizarro, mas tem gente que adora ver o numero de likes subir então deixa elas serem felizes.

Já vi cosplayers famoso postando previa do Assassins Creed Black Flag, e de Frozen o próximo filme da Disney e ninguém estava atirando pedras...qual é a diferença? Na verdade a pergunta é qual é o problema? O jogo nem foi lançado, o filme nem no cinema esta ainda, porque não se pode fazer o cosplay?

Vamos botar o ódio de lado e parar de soltar veneno de graça não é?! Eh feio, é infantil e não é saudável.
Que venham todas as Jinx! Sejam inocentes ou attwhore! As que forem bem feitas terão o meu like, se tiver olho editado no photoshop e peruca da Miku mal penteada... só lamento. Se ela já jogou LoL ou não isso não estará escrito ou demonstrado no trabalho dela, então deixa a pessoa se feliz.

Eh estranho demais ver um grupo q já é perseguido e julgado por uma sociedade, julgar e perseguir quem deveria estar do seu lado.

A mensagem final eh: PAREM O ÓDIO. STOP THE HATE. Não ajuda ninguém, no máximo beneficia um ego estúpido. E digo mais, vai voltar para morder o seu calcanhar.


Ps: A Demon Hunter (Diablo) foi o primeiro cosplay que fiz sem nunca ter realmente jogado (ou lido, ou assistido...seja lá o que for). Escolhi a personagem porque sempre admirei os concepts da Blizzard e estava procurando uma armadura feminina como desafio...Não gosto de jogar games no computador (fui uma criança feliz com o lancamento de Diablo pra PS3), quero e vou fazer cosplay de League of Legends sem nunca ter jogado....mais de um se me perturbarem demais.


--------------- atualização 15 de nov 2013 ------------

Para quem ainda acha que o post é sobre se deve fazer cosplay sem conhecer o personagem, indico ler esta outra postagem " Pelo amor ou pela estética? ".

56 comentários:

  1. Só uma coisa: haver ≠ a ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigido :] Vou passar vergonha se você prestar atenção em todos os meus erros de português, falta de acentuação e internetês. Perdoe minhas tentativas de assassinato a língua portuguêsa ^^'

      Excluir
    2. PortuguÊsa? hehe

      Excluir
    3. velho ela esta na internet naum é precisa ficar escrevendo tudo erado mto menos em alguma coisa de jogos... ridiculo esses idiotas q ficam falando merda de qualquer erro de portugues na internet...

      Excluir
    4. Ridículo quem tenta defender um ponto sem sequer conseguir escrever uma frase sem cometer meia dúzia de erros.

      Excluir
    5. Eu discordo e ainda acrescento que não se " confunde cosplay a amor ao personagem" você faz cosplay por amor ao jogo e ao personagem, cosplay tem que ser algo de coração, pra algo que você ame

      Excluir
    6. Acho completamente coerente uma pessoa vir reclamar de um erro de português no texto, não deve ser tratado com hostilidade, mas sim com gentileza, afinal é uma contribuição para o valor e imagem do texto ;)

      Excluir
  2. vc faz cosplay só pq as pessoas te perturbam? e prega q todos tem q cag*r e andar pra perturbação dos outros? .... achei incoerente.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe se não me expressei direito. Quando falei perturbarem não foi de uma forma negativa, eu estava me referindo as pessoas que ficam pedindo para fazer cosplay x ou y. Eu já comprei material para fazer a Miss Fortune, mas se tiver um incentivo, pedidos, solicitações posso acabar fazendo o VI também ou algum outro personagem em que eu goste da sugestão. League of Legends tem muitos designs inspiradores para cosplayers.

    ResponderExcluir
  4. Olha os comentários do recalque.
    Gente que implica, é sempre a pessoa que foi atingida na ferida. O post ja começou a fazer efeito.
    Concordo com praticamente tudo o que vc disse.
    Também sou cosplayer. Assisto e jogo uma porrada de coisa, só porque gostei da estética de determinado personagem. Claro, que de fato, não acho bacana a pessoa fazer algo, sem um conhecimento minimo do contexto do personagem escolhido.
    Mas temos internet, por mais q vc não jogue ou assista determinada "coisa", vc pode achar uma porrada de informação em foruns e sites de busca.
    Então, deixa o povo ser feliz! Vamos cada um cuidar da sua Up Mushroom.

    Otima postagem. Continue assim o/
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querido (a) pe exatamento o que muitos aqui estão falando! acho que ao menos sequer você sabe ler, cosplay você pode saber mas AO MENOS E PELO MENOSSSSS SAIBA DA ONDE VEM A PERSONAGEM E ALGUMA CARACTERISTICAS. OU AO MENOS VÁ FAZER UM PESQUISA COMO PODE ALGUEM INTERPRETAR ALGO QUE NÃO CONHECE. ISSO NÃO É FAZER COSPLAY PORQUE GOSTA É FU@#R COM A CATEGORIA!

      Excluir
  5. só algumas correções:
    1- as pedras foram atiradas sim contra os cosplays do Edward (Assassin's Creed black flag).
    2- por favor... POR FAVOR, parem de achar que só porque alguém não gosta de uma atitude X é por invejinha, dor de cotovelo ou o tão popular recalque. as pessoas podem sim não gostar de uma atitude e apenas condena-la sem ter nenhum dos 3 envolvidos.

    em resumo, apesar de discordar de boa parte do texto, achei um ótimo texto.

    -Stf-

    ResponderExcluir
  6. Que coisa absurda. Como pode dizer que cosplay é apenas criação e interpretação e que não conta o amor ao personagem? Se quer likes e aparecer por estar bonito, por que não faz visual ao invés de se vestir de um personagem que nem se quer conhece/ama?
    Se quer aparecer, enfiem um peixe no cu e digam que são sereias! Parem de envergonhar os fãs de uma obra fazendo um cosplay sem nem sequer gostar do personagem só porque acha bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o amor conta mas principalmente pra quem compete isso nao faz diferença. entao sabe os seus idolos? gente famosa? provavelmente eles nao conhecem metade dos personagens. o lance é se divertir! eu amo a eruka frog mas nao faço ideia de qual os episodios que ela aparece, qual altura, tipo saguineo, quantos anos tem, quais os poderes especiais, so gosto. Sei muito sobre a ada e nem por isso amo ela. sei la. so acho besteira. Se eu quiser eu vou fazer a jinx e ponto. nao preciso pesquisar quantos anos ela tem precuso saber qual é a cor da calça dela. saber quem foi o terceiro marido nao influencia no desing da roupa, afinal os cosplayes conhecem mais detalhes fisicos do personagem que muito fã babão que se diz o tal. então desestressa e pare de usar palavras de baixo calão. isso so faz as pessoas nao te levarem a serio moça do peixe. afinal voce faria um cosplay so pra ficar em casa? faria um cosplay so pra usar enquanto joga no seu ps2? ninguem faz isso. Então moça, ponha seu peixe no lugar por que quem fala assim quem aparecer

      Excluir
    2. Eu nao falei em hora nenhuma em que o amor pelo personagem nao conta, soh acho que nao eh preciso se um fanatico altamente conhecedor do personagem para gostar ou ter alguma ligacao com ele. Pessoas sao cativadas por diferente motivos e seja lah qual seja o seu isso nao eh da conta de mais ninguem.

      Excluir
  7. Amiga, quer se aparecer, faça visual. Não cague no hobbie dos fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falo e disse tudo! primeiro cosplay é um conceito que bem diferenciado de se fantasiar, quando foi criado anos atrás o cosplay era feito DE FÃS PARA FÃS DE SERIES ANIMES E MANGÁS. então caralho vim aqui e me dizer que é tudo a mesma merda me faz pensar o quão estúpida é a pessoa que escreveu esta merda!
      então como uma cosplayer que esta nesse ramo há 10 anos eu digo!
      COSPLAY É INTERPRETAR , AMOSTRAR ALGO QUE VOCÊ FAZ PARA MOSTRAR O QUÃO FÃ DAQUELE PERSONAGEM NÃO É. A PARTIR DO MOMENTO QUE VOCÊ FAZ SEM NEM SABER QUEM O PERSONAGEM É ALÉM DE SER UMA PORCARIA DE MODINHA, É ESTRAGAR O SIGNIFICADO QUE TEM PARA MUITOS FÃS DE SÉRIES E JOGOS.

      #FICA A DICA#

      Excluir
    2. HSUIAHIUSHIAUSHIAHSDIA adorei

      Excluir
    3. Não querendo concordar com o comentário ignorante que foi citado no começo do post, mas enfim, como a anonima aqui em cima disse cosplay foi algo que iniciou de fãs para fãs, e acho chato isso de uma pessoa ver uma personagem gostar dela e já ir fazendo o cosplay, poxa, se quer fazer o cosplay procura algo sobre a personagem na internet, se não quer jogar o jogo ou assistir o anime beleza, mas existe uma porrada de conteúdo na internet sobre o personagem X
      Eu particularmente sou do tipo que faz cosplay de um personagem que eu realmente gosto, e quando acontece de eu gostar de um personagem pela aparência (isso acontece e muito) eu corro atrás, pra saber como é o personagem, busco coisas sobre ele ,afinal de que adianta fazer um cosplay de um personagem que você não conhece? Acho que 50% da graça de fazer cosplay vai embora quando você não conhece bem o personagem.
      Se fosse assim então o nome não seria cosplay e sim fantasia, a magia do cosplay e encenar, poder brincar de ser aquele personagem que você tanto gosta, afinal é costume play, brincar de se fantasiar. Fazer cosplay de um personagem sem conhecer ele é somente uma fantasia

      Excluir
  8. Não é perseguir, é só achar desnecessário! Vejo o cosplay como uma homenagem ao personagem, como homenagear um personagem que nem conhece?
    Mas cada um faz o que quiser com o seu dinheiro, mas dizer que fazer cosplay é querer se aparecer é realmente cagar no hobbie de todos os amantes cosplayer.
    Se quer aparecer e ganhar like é só postar fotos com decotes, mini saia e etc, garanto que os likes vão vir de todos os grupos na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente!

      Excluir
    2. Eu concordo sobre a homenagem e que quem faz soh para aparecer nao eh legal, mas esse tipo de pessoa existe mas nao deveriam estar sendo apedrejadas so jeito que estao. Cosplay eh muitas vezes usado como desculpa para postar fotos de decote e mini saia no meio geek, eh legal?....eu nao gosto...mas sempre tem gente querendo mais atencao e gente disposta a dar atencao. Apareceram milhoes de Jinx na minha timeline...mas o que eu ganho chamando elas de attwhore?

      Excluir
  9. E não é por que vc faz cosplay sem conhecer o personagem que as pessoas tem que ficarem quietas, cada um concorda com o que quiser!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com apenas um pouco do texto, ser cosplayer é querer realmente aparecer e mostrar o que pode fazer, é fazer o personagem escolhido criar vida e ser admirado por isso. Mas fazer cosplay porque achou o personagem bonito...desculpe mas acho isso meio besta. Não vou sair tacando pedras na pessoa nem ir xingando ela, mas então que pelo menos saiba um pouco sobre a personagem, gaste um pouco de tempo aprendendo sobre ele. Acho muito frustrante chegar num evento ver um cosplay super bem feito, mas quando vou falar com a pessoa sobre o personagem ou trocar alguma ideia de jogo/anime/HQ's com essa pessoa, ela sequer saber o nome correto do personagem. Desculpe mas acho um desperdício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse botao de like no comentario do blog eu teria clicado rs Tambem acho desperdicio mas eu acho valido, no final quem vai fazer papel de besta eh o desinformado.

      Excluir
  11. Acontece que tem gente que coloca uma peruca na cabeça, pinta o olho e tem gente que chama de cosplay... dá um tempo né

    ResponderExcluir
  12. Ontem mesmo eu tava falando com um amigo meu, ele veio me recomendar pra fazer a Jinx, e eu virei para ele e falei: 'Aquela de LoL que TODO MUNDO tem enfiado uma peruca azul na cabeça e tá dizendo que tá fazendo? valeu por lembrar de mim mas dispenso, não gosto de modinha'.
    Achei o design da personagem legal, adorei os videos que vi dela, e só não jogo LoL por falta de tempo, pq quem me conhece sabe que quando começo num MMO eu simplesmente esqueço da vida social como já aconteceu mtas vezes nos meus surtos de abstinência de jogar Ragnarok.
    Acho que ninguem tem que se meter com o fato de 2 ou 50 pessoas estarem fazendo uma mesma personagem, nem com a briga pra ser a primeira, e nem se jogou ou não se ama não. Cada um gasta seu dinheiro como quer, e nenhum de nós tem nada haver com isso.
    Mas preciso admitir, é um SACO pq TODO DIA tem umas 5 cosplayers no meu facebook postando prévia de cosplay de Jinx.
    Quero ver isso com prévia da Jinx de pokemon...

    ResponderExcluir
  13. Acho a critica válida sim, casos como o da Jinx mostra a banalização do cosplay, no original o cosplay era quando você se fantasia e interpretava um personagem que você gosta, porém é inevitável que no mundo cosplay criou-se um frenesi em busca de popularidade rápida, e os dois segredos é: seja o primeiro a fazer e que esteja na moda. Logo a Jinx é perfeita, é um personagem novo (pouca concorrência) e de rápida divulgação (o número de jogadores é alto). Vou além, digo que não há uma cosplay da Jinx que salva, na verdade 90% delas nem deve ter conta no League, surgiu "trocentos" cos da noite pro dia e a cada perfil analisado e vc vê de maneira gritante que é alguém que busca apenas fama.

    ResponderExcluir
  14. Ao ler o final do post entendi, vc não defendeu a Jinx porque é justo, defendeu porque vc tbm gosta de fazer cos modinha, fez cos de Demon Hunter apenas porque gosta da concept art...., conta outra história. A Demon Hunter foi uma Jinx do passado, admita simplesmente que você viu a modinha do Diablo 3 e não quis perder a oportunidade de fazer um cos da moda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensado de perco meu tempo te explicando o porque escolhi a hunter....uhmmm acho que nao. A historia fica melhor se contada para alguem realmente interessado do que alguem que vem me julgar sem perguntar.

      Excluir
  15. Só acho que as pessoas que olham um personagem sem conhecer nada e pensa " Vou fazer cosplay " deve se prestar para conhecer um pouco do personagem. Não que precise ver todos epis, zerar o jogo ou coisa assim, mas conhecer um pouco. Eu entendo que cosplay é livre e o pessoal faz por diversão, mas é tão chato quando você olha aquele cosplay foda de uma coisa que você gosta muito anime/jogo/hq/livro/filme e vai conversar com a pessoa a respeito e o indivíduo não SABE NADA e nem se interessa em saber o resto. D;

    ResponderExcluir
  16. Ta ai uma coisa que eu discordo, esses cosplayers não se decidem, batem o pé no chão dizendo que fazem por amor, por que adora a personalidade do personagem, mas quando surge um que é muito bom e eles não conhecem, logo arrumam outra desculpa ._. No fim ninguem se decide se faz cosplay por amor, ou pros outros... se for pros outros, boa parte das cosplayers já podem parar, por que definitivamente não combinam com o personagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, façam cosplay de quem vocês amam, assim eventos não ficam todos cheios com SPAM de cosplays da moda

      Excluir
  17. "Riot Games foi extremamente feliz com a campanha da nova personagem, não atingiu somente jogadores já imersos no mundo, a campanha de lançamento junto a vídeo com a animação da personagem chamou a atenção de fãs de desenhos, cosplayers e games que não conheciam o game antes, atraindo mais atenção de jogadores em potencial para a ferramenta deles e ganhando de brinde incontáveis previas de cosplayes que se apaixonaram pela estética e personalidade da personagem gerando um buzz ainda maior, legal não? Magia de um marketing bem sucedido."

    Perfeito!!

    Parem de agourar o sucesso do dpto de marketing da Riot!!! XDDD

    ResponderExcluir
  18. Até agora só fiz cosplay de personagens que eu realmente gosto, mas um amigo quer que eu faça cosplay da Leona, do LoL, ele até se ofereceu pra pagar pra mim. Ela parece uma personagem legal, não vejo porque não fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas ao menos eu penso que você irá ao menos ler sobre ela, coisa que gentinha ai não fez 0/

      Excluir
  19. Só uma coisa ... as fotos devem ficar uma coisa esperta se não se conhecer a personagem... just saying

    ResponderExcluir
  20. quanto mimi , permitam que as pessoas sejam livres nas suas escolhas com relação a tudo inclusive ao cosplay, pois é só diversão se os fãs de algum personagem ficam se doendo pelo simples fato do cosplayer fazer cos sem conhecer de cabo a rabo o personagem é pura viadisse, só acho '-'

    ResponderExcluir
  21. Engraçado como você defende nesse post que "cada um faz o que quer e ninguém tem nada a ver com isso" mas em outro post ai chama as meninas que modificam o cosplay de 'cosputas".(claro, só as meninas, tsc)

    (E sim, sou a favor das pessoas fazerem o que quiserem, fazer cosplay do que quiserem e COMO quiserem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que reler seria uma boa: neste post eu estou criticando o agressão a quem faz cosplay sem ser profundo conhecedor do personagem...no outro eu digo que eu me incomodo com cosplayers (geralmente meninas) que usam o hobby como desculpa para encurtar roupa e pagar fan service em corredor de evento... duas coisas completamente diferentes.

      Excluir
    2. Ué, mas se ela tá "encurtando" o cosplay não é problema dela? O que você tem com isso? E se a interpretação da roupa delas foi essa? E se a própria costureira fez errado? E qual o problema de fan service? Os próprios animes/mangás fazem fan service originalmente! (Na verdade, eles são feitos em si PARA os fans)

      Quer dizer: você pode ofende-las por fazerem cosplay como querem, mas se alguém te julga por fazer cosplay como quer, não pode. Tamo de olho.

      Excluir
    3. sim o problema é dela...quando eu vejo eu simplesmente continuo o meu caminho. O problema é que eventos de animê não são somente para maiores de 18 anos, tem muita criança, não é ambiente pra fanservice.

      Excluir
  22. a teoria é tão simples para as pessoas brigarem tanto.
    qualquer evento seja lá qual for o seu tema, é feito para unir pessoas que apreciam aquele tema.
    O cosplay foi criado por pessoas que não só apreciavam personagens como se sentiriam bem SENDO aqueles personagens, é uma homenagem.
    No momento que uma pessoa faz um cosplay, tira o foco do personagem e torna o foco "ser a gata da balada" vira uma disputa de quem é a mais gostosinha.
    quando isso acontece todo o evento muda o foco, aí uma pessoa vai em um evento como o que eu fui ontem em que: cinco caras abordam a mesma garota para tentar ficar com ela, mas nem mesmo um quer falar do anime que está estampado na camiseta dela.
    quando existem divergências entre os membros do brupo sobre o tema e dois temas aparecem, o grupo tem tendência a se dividir, é uma reação social muito natural. Não tem porque chamar de recalque ou inveja

    ResponderExcluir
  23. pessoas que fazem cosplay de personagem que ta "na mídia" são aquelas que em geral carecem de alguma atenção. simples assim, '-' attwhores e afins. eh claro que nao são todas. mas e como vc disse logo no inicio "deixa o povo ser feliz" afinal o mundo vive de aparência...

    ResponderExcluir
  24. Desculpe, mas só li os 2 primeiros parágrafos. Mas já concordo. Afinal, o que tem pra conhecer do personagem? Meia dúzia de falas? Se fosse uma série complexa tipo Fullmetal Alchemist eu até entenderia (só entenderia, não concordaria) com a idiotice, mas um jogo que se resume a porradas e sem nenhuma história que não seja um simples pretexto pra 5 enfrentarem 5 não cabe nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, se você não conhece League of Legends e toda a história envolvida entre os personagens, não fale merda '-'

      Excluir
  25. Sei lá cara... eu concordo em partes, mas acho q nao vale a pena fazer cosplay apenas pela aparencia do personagem... eu mesma ja gostei da estetica de muitos, mas procurei conhecer antes de resolver se faria cosplay ou nao. Acho q n tem muito sentido e nem dá graça gastar dinheiro e tempo com um cosplay digamos.. fútil... pq se vc nao conhece o personagem, nao conhece sua historia, acaba virando um cosplay futil, algo só de aparencias. Claro q cosplay é baseado principalmente na aparencia, mas a realização do cosplayer, pelo menos pra mim, vem em "se tornar" o personagem ou tirar fotos, fazer videos, ou qualquer coisa artística q faça o personagem ganhar vida no seu corpo. Acho q nao tem graça se vc fizer um cosplay só por.. "ah dei uma olhada e curti"

    ResponderExcluir
  26. Cosplay já perdeu o sentido faz tempo, deixou de ser brincadeira... povo leva tudo muito a sério, qualquer coisa é motivo de pecuinha, brigas, fofocas, vai alguém q é apaixonado pelo personagem fazer um cospobre no evento pra ver o q vão falar dele, o q era pra ser divertido passou a ser estressante.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! O importante é levar tudo na boa. Só li discussões desnecessárias

      Excluir
  27. A noção de cosplay parece mudar de pessoa para pessoa. Mas uma coisa que nunca irei concordar é "fazer cosplay pela atenção" ou pelos likes no facebook. Esse argumento e os "eh" ao invés de "é" perderam todo o sentido do texto.
    Ora, no momento que uma garota passa a fazer cosplay para "aparecer" e receber "likes" ela se expõe e quem vê sua prévia ou nova roupa tem "muito a ver com isso". Cosplay não é uma arte onde você procura preencher seu vazio existencial com a atenção de pessoas que tu nunca viu na vida. Mas parece ser exatamente isso. O Hype da Jinx só fez com que garotas procurassem fazer ela pela atenção, usavam o argumento de que gostaram da estética da personagem, em muitos casos, eu duvido muito. Fizeram exclusivamente por likes, por atenção. Isso banaliza o cosplay! Se torna uma coisa para pessoinhas que só querem 15 minutos de fama.

    Eu admiro uma única cosplayer. A Kamui. Ela faz cosplays incríveis, e faz o cosplay com paixão pela personagem. Ela pode decidir faz algum sem conhecer, mas antes de posar para a foto, ela terá lido, jogado etc. E ela não posta prévias.

    Você tem que entender, que para o observador, o cosplayer se torna o próprio personagem. Se eu adoro o Alucard de castlevania SOTN e ver um cosplayer dele, será como se eu estivesse me encontrando com o próprio. Quando uma pessoa não conhece o personagem isso frustra o observador, e na frustração dele, aparece o ódio.

    É como se você estivesse se encontrando com seu ídolo e ele fosse um babaca.

    Não custa nada conhecer o personagem de que se está fazendo o cosplay. Fazer as coisas com mais calma beneficia a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu peço desculpas pela confução dos "é" e "eh". Eu normalmente começo a digitar os textos para o blog no computador da minha escola que tem teclado em inglês, fico sem os acentos e tento escrever da melhor forma para corrigir os erros depois. Releio o texto algumas vezes mas o costume com o internetês ainda me trai.

      Excluir
  28. Nestes anos fotografando cosplayers, já vimos de tudo; pessoas homenageando seus personagens (obras) e outros só pelo visual sem nenhuma ligação emocional ou conhecimento do personagem. Tem de tudo nesse meio.

    Falando de fotógrafos/profissionais, procuramos não pensar muito nisso e tentar fazer o máximo possível para gerar uma foto excelente. Embora admito que se a pessoa tem "amor" ao personagem, isso transparece na foto.

    O importante é que todos alcancem o objetivo pessoal de ter feito esse ou aquele outro cosplay.

    ResponderExcluir
  29. vey sou loca para fazer o cosplay da Jinx não pelo o fato de ta sendo modismo isso ate da desanimo,mas sim pq eu me identifico com ela,e sim eu jogo lol apesar q ta sendo meio tenso agora o lol ta dando altas bugação muita gente logando e trava totales o game...

    ResponderExcluir
  30. Discussões desnecessárias. Vou aos eventos pra me divertir, conversar e rir. Se o cara não entende nada do personagem que está representando, pra mim, é motivo para alongar a conversa e explicar pra ele o quanto o personagem é legal...

    ResponderExcluir