Pelo amor ou pela estética? Por que eu faço cosplay?

17:32 Iaina Estrela 1 Comments

Depois da polêmica inesperada que o post sobre a Jinx causou, resolvi escrever este post para esclarecer um ponto de vista sobre um assunto que foi confundido como o assunto to post anterior.

Vamos entrar em um acordo primeiro: cosplay é um hobby. Pessoas praticam hobbys por vários motivos. Um colecionador de carros pode fazer isso porque ama design de carros, ou porque gosta de engenharia automobilística, ou porque tem muito dinheiro e quer se amostrar para a sociedade.
Um mochileiro escolheu este hobby por gostar de ver paisagens novas, respirar outros ares, ou por gostar de conhecer outras culturas. Enfim...cada um tem um motivo particular pelo qual escolhe praticar algo como seu hobby.


Eu já escutei muitas vezes cosplayer falando que o cosplay é uma homenagem ao personagens que está usando, que você admira aquela figura... acho isso lindo, e deixa o hobby com um gostinho especial e seria um mundo perfeito se todos pudessem falar o mesmo ( como fica sua cara se tiver fazendo cosplay de vilão assassino sanguinário sem emoções e manipulador de mentes? Acho meio difícil você dizer que é porque admira a criatura...kkkk). Mas as pessoas são diferentes e tem diferentes interesses e motivações pra tudo na vida. Com cosplay não poderias ser diferente.

Pessoas não fazem cosplay somente por amor ao personagem e acho você não deve satisfação a ninguém de qual o seu motivo. Deixe que sua paixão se expresse no que você apresenta.


Aí vem a polêmica: fazer cosplay de um personagem só porque está famosinho agora e você quer ser a primeira a fazer, ou o mais bonito, ou quer fazer porque você sabe que o anime ou game está popular e vai ter várias pessoas pagando pau pra você. Eu não acho este um motivo legal...mas tem gente que ama ser o centro das atenções, e se pra isso vai ter que fazer cosplay daquele personagem...ela vai fazer. Eu acho engraçado como geralmente é fácil detectar estas pessoas, normalmente elas não sabem nada sobre o personagem em que está usando e não expressam a mesma energia de alguém que está incorporado no personagem.
Se o motivo pelo qual você faz cosplay é ser popular eu só dou uma dica: pelo menos se dê o trabalho de pesquisar sobre o personagem em que escolheu, ou você vai ficar com cara de besta quando as pessoas vierem conversar com você sobre o animê/game e com certeza você vai decepcionar alguns fãs empolgados que te abordarem.

Quem faz cosplay por fama geralmente ganha inimizades muito fácil, elas não ligam para o "espírito do esporte" . Algumas delas irão se mostrar extremamente desagradáveis. Pessoas este tipo existem em qualquer lugar do mundo, deal with it.

Informação de menos é feio mas informação demais também não é necessária. Você não precisa ser fã de carteirinha profundo conhecedor de todos os aspectos do personagem incluindo signo e tipo sanguíneo para poder fazer o cosplay deste personagem. Você não precisa ver uma série inteira de 300 episódios de um animê e ler o quadrinho para simpatizar com uma figura. Faça cosplay de quem você gostar! Acho muito mais importante você está animado e feliz com sua escolha e disposto a fazer um trabalho legal do que perder seu tempo decorando cada detalhe de bendito profile do personagem.
Recado para as más línguas...vamos cortar a infantilidade do "se não é fã da banda não pode usar a camisa".

 Alguns motivos pelo qual alguém pode acabar escolhendo personagem x ou y. Pode ser:


  • homenagear seus personagens favoritos 
  • simpatização com a personalidade (adoro vilões insanos)
  • pessoas que gostam de trabalhos manuais, busca por um desafio ou experimentação de uma nova técnica ou material
  • pessoas que gostam de atuar e subir no palco e interpretar, escolha pela personalidade
  • grupos que fazem cosplay só pela diversão que criar apresentações livres e paródias
  • se incluir no grupo de amigos onde todos estão na brincadeira (algumas vezes nem entendem nada de animê, estão só pela bagunça)
  • busca de popularidade
  • busca de pessoas para inflar seu ego (pagar de gostosa)
  • completar um grupo (está faltando só aquele personagem e mesmo você não tendo visto o desenho seu amigo te convence)
  • idéia legal de como reproduzir uma cena no palco ou uma boa idéia para apresentação acaba determinando que personagem você vai ser
  • gosta de maquiagem e escolhe personagem com trabalho de maquiagem rebuscado
  • faz para acompanhar o filho, irmão, namorado, amigo...
  • estética. Isso não vale somente para quando não se quer ler o quadrinho ou jogar o game, mas tem cosplay e obras de arte e art books o quais não tem história, se escolhe exclusivamente pela beleza.

A escolha de um destes motivos ou qualquer outro motivo não faz de você melhor ou pior cosplayer que ninguém. Suas habilidades vão ter que transparecer na construção, fidelidade, interpretação...etc

Por último, por que EU faço cosplay?
Eu faço cosplay porque eu amo trabalho manual, gosto do desafio de como montar isso ou aquilo, de como fazer algo do desenho ser algo palpável. Eu faço cosplay porque evento de animê é o único lugar no mundo o qual consigo reunir dezenas de amigos em um lugar só. Eu faço cosplay porque mesmo com o nervosismo eu amo subir no palco e tirar risos e gritos da platéia. Eu escolho personagens que eu sei que eu vou em divertir ou me apresentam um desafio, nem sempre é uma homenagem, nem sempre é de um desenho que eu admiro, o que importa pra mim a certeza de que eu vou ter um dia divertido sendo aquele personagem. Já escolhi personagem porque eu amo, já escolhi por estética, já escolhi em pró de apresentacão e já escolhi por pedido de amigos... todos me proporcionaram um dia feliz e não importando o motivo pelo qual o personagem foi decidido, eu me esforcei em fazer o melhor com cada um deles.

Um comentário:

  1. Pode-se fazer cosplay simplesmente pelo fato de gostar do visual do personagem. Gostei da roupa, cabelo, armadura e quero fazer.

    Acho um saco gente que prega "cosplay é só diversão" tem que amar, idolatrar, conhecer a fundo o personagem... *sick*

    Tem personagens tão vazios e com visuais tão legais, assim como tem personagens extremamente cativantes e profundos que só usam trapinhos.

    Se cosplay é diversão e você se diverte: pagando de gostosa, fazendo uma roupa fodona sem conhecer nada do personagem simplesmente pelo visual chamativo, pra competir e ganhar concurso, ou porque realmente ama e se identifica... tudo é válido. Tem espaço pra todo mundo.

    O problema todo está é dentro de cada um. Caráter e bons modos, isso não dá pra mandar confeccionar a bel prazer.

    Não só em cosplay,mas na vida de um modo geral, tem muita gente que gosta de criar verdadeiras bíblias de comportamento e do que pode e do que não pode.

    É cada vez mais julgamento da vida alheia e menos respeito com o próximo.

    ResponderExcluir